Tecnologia

Facebook liga a câmera do iPhone secretamente enquanto você usa o app

O problema está em evidência no sistema da Apple somente a partir do iOS 13.2.2, liberado na última quinta-feira (7)

Facebook liga a câmera do iPhone secretamente enquanto você usa o app

Usuários podem se proteger acessando as configurações de privacidade na seção "Ajustes" e revogando a permissão de câmera ao Facebook. — Foto:Reprodução

Um bug no aplicativo do Facebook para iOS sugere que a rede social pode estar espionando usuários pela câmera do iPhone. Um vídeo que circulou nas redes no último domingo (10) mostra que a câmera do celular é ativada secretamente em segundo plano enquanto a pessoa usa o app e navega pelo feed.

O comportamento foi confirmado em testes conduzidos pela nossa redação em um iPhone 7, assim como por diversos veículos especializados. O problema está em evidência no sistema da Apple somente a partir do iOS 13.2.2, liberado na última quinta-feira (7). O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Facebook, que disse estar verificando o caso internamente.

Ainda não se sabe se a câmera abre por conta de uma falha no iOS ou se o aplicativo da rede social sempre acessou as imagens capturadas pelo celular e só agora foi descoberto. Testes conduzidos pelo portal The Next Web indicam que pode se tratar da segunda opção: segundo o site, o Facebook estaria ativamente solicitando permissão ao sistema operacional para utilizar a câmera do smartphone em segundo plano.

No vídeo que surgiu nas redes sociais, o usuário Joshua Maddux mostra que é necessário executar algumas ações específicas para reproduzir o bug. Primeiro, ele rola o feed e acessa uma página na rede social. 

Depois, abre a foto de perfil da fanpage e desliza a imagem ligeiramente para baixo. A partir daí, o plano de fundo do aplicativo, que deveria mostrar apenas o feed, exibe a imagem ao vivo da câmera do iPhone no lado esquerdo da tela.

Usuários podem se proteger acessando as configurações de privacidade na seção “Ajustes” e revogando a permissão de câmera ao Facebook. 

O bug não pode ser reproduzido em versões mais antigas do sistema da Apple, como o iOS 12 ou o iOS 13.1.3. O TechTudo também não conseguiu verificar o problema em um Galaxy S8 rodando Android 9 (Pie), e não há indícios de que ele ocorra no Android 10 ou em outras versões do sistema operacional do Google.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil