Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Tecnologia

Editoria sobre Tecnologia ir para editoria →

Redes sociais

Golpe da "Voucher Heineken" que oferece cerveja grátis no WhatsApp rouba dados de 159 mil pessoas; saiba como se proteger

Promoção falsa promete um "voucher Heineken" para resgatar cerveja grátis em quatro unidades de barril Heineken

Segundo levantamento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, em menos de quatro horas o número de vítimas passou de 55 mil para 159 mil. (Foto: Reprodução)

Por

Um novo golpe que circula no WhatsApp nesta quinta-feira (16) diz oferecer um "voucher Heineken" para acessar uma promoção de cerveja grátis. O texto traz a mensagem "fique em casa" e um endereço para supostamente resgatar quatro unidades de barril Heineken com chopp grátis. O conteúdo é falso, e clicar no link pode ser perigoso e trazer riscos de roubos de dados por meio de phishing.

Segundo levantamento do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, em menos de quatro horas o número de vítimas passou de 55 mil para 159 mil.

A mensagem segue o padrão de outros golpes que já circularam pelo WhatsApp, como os que utilizaram o nome da Adidas, da Melissa e da Tramontina. Procurada pelo TechTudo, a empresa de cerveja informou que "A Heineken® afirma que é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp nos últimos dias. A recomendação da marca é não abrir o link em questão".

LEIA MAIS: Novo coronavírus foi fabricado acidentalmente em laboratório chinês, diz descobridor do HIV

O diretor do dfndr lab Emilio Simoni explica que o link malicioso presente na mensagem imita aparência do site da Heineken e traz perguntas para distrair a vítima, como preferência de cerveja e idade. Ao final do questionário, é exibida uma mensagem de que a pessoa ganhou os quatro barris de cerveja, e a página suspeita aconselha a vítima a compartilhar a promoção com dez contatos do WhatsApp.

O objetivo de golpes como esse é coletar dados pessoais e bancários das vítimas e lucrar ao direcionar as pessoas a páginas com publicidade em excesso.

LEIA MAIS: Taxa de letalidade da covid-19 na Paraíba é a maior do país; secretário diz que o problema estava na falta de testes

De acordo com o Google Trends, ferramenta responsável pelo monitoramento de buscas na Internet, o termo "voucher heineken" está em alta ao longo desta quinta-feira, com aumento repentino de interesse a partir das 10h (horário de Brasília). Pesquisas relacionadas incluem "barril heineken", "heineken promoção" e "heineken fique em casa".

Como se proteger

Para não cair em golpes como o "voucher Heineken", é importante tomar algumas medidas de segurança como não clicar em links do WhatsApp que prometam grandes vantagens ou promoções. Simoni também atenta ao oportunismo dos cibercriminosos, que se aproveitaram da quarentena e da marca Heineken: “Neste golpe, o movimento #FiqueEmCasa, que ganhou proporção nos últimos meses nas redes sociais, foi usado como isca para enganar a população. Os links maliciosos mais uma vez utilizam o nome de uma grande marca e com isso conquistam a atenção e confiança das pessoas”.

No momento da dúvida, é importante ir até o site oficial da marca em questão para checar a veracidade da oferta. Além disso, é sempre importante manter um software antivírus instalado em seu celular, seja ele Android ou iPhone (iOS).

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Serviços do Google apresentam instabilidade temporária em vários países

Asteroide do tamanho de ônibus escolar passa 'perto' da Terra

iPhone 12: vazam detalhes de novas cores e da suposta versão Mini

Twitter diz que irá analisar algoritmo de prévia de imagens após queixas de racismo por usuários