Hackeado

iFood: Nomes de restaurantes são alterados em cidades; em João Pessoa todos sumiram

O app de delivery sofreu com problemas de carregamento de alguns estabelecimentos, além de ter a busca por pratos e restaurantes indisponível.

iFood: Nomes de restaurantes são alterados em cidades; em João Pessoa todos sumiram

Ifood tem nomes de restaurantes alterados na noite desta terça-feira — Foto:Reprodução

O aplicativo do iFood passou por instabilidades na noite desta terça-feira (2). O app de delivery sofreu com problemas de carregamento de alguns estabelecimentos, além de ter a busca por pratos e restaurantes indisponível. 

De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, em João Pessoa, usuários relataram que o nome dos restaurantes sumiram do aplicativo. 

Também foi relatado que alguns restaurantes tiveram seus nomes alterados por mensagens como “Bolsonaro 2022”, “Petista Comunista”, dentre outros termos com cunho político ou anti-vacina.

De acordo com a empresa, o app já teve seu serviço reestabelecido.

O iFood informou, por meio de seu perfil no Twitter, que “o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida”. Ou seja, de acordo com a informação, o problema ocorreu por meio de uma ação manual, e não um ataque hacker.

A companhia relatou que 6% dos restaurantes foram afetados com o problema, e que “tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados dos restaurantes, consumidores e entregadores”. A empresa ainda garante que não foi encontrado nenhum indício de que os dados pessoais ou de cartão de crédito dos usuários possam ter sido vazados, já que os dados não ficam armazenados no banco de dados da plataforma.

De acordo com o Downdetector, serviço que monitora problemas e instabilidades em sites, os problemas começaram por volta das 21h30 da noite desta terça. Até onde se sabe, a questão afeta tanto usuários do app no Android quanto no iPhone.

No Twitter, diversos usuários já divulgaram os apps com os nomes dos restaurantes alterados. Entre os nomes que aparecem, estão mensagens de cunho político ou anti-vacina, além de ataques diretos ao aplicativo, como “Prefiro Uber Eats”. Em algumas localizações, porém, não houve a mudança dos nomes, mas alguns restaurantes deixaram de ser mostrados, a busca por lojas parou de funcionar e o “tempo de espera” do pedido sofreu uma espécie de bug, mostrando números muito maiores que o comum.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial