Checagem

Instagram começa a marcar imagens editadas como se fossem fake news

Aparentemente, sistemas de checagem de fatos da rede social passaram a marcar qualquer alteração realizada em uma imagem como "informação falsa".

Instagram começa a marcar imagens editadas como se fossem fake news

O fotógrafo Toby Harriman foi quem descobriu a novidade ao se deparar com o aviso de conteúdo falso em seu feed. — Foto:Reprodução

Uma decisão tomada pelo Instagram começou a preocupar a comunidade de fotógrafos, designers e outras categorias de artistas visuais. Aparentemente, sistemas de checagem de fatos da rede social passaram a marcar qualquer alteração realizada em uma imagem como “informação falsa” — o que prejudica bastante a visibilidade da publicação e o surgimento de conteúdos de determinados perfis no feed.

O fotógrafo Toby Harriman foi quem descobriu a novidade ao se deparar com o aviso de conteúdo falso em seu feed. Curioso, ele clicou para ver qual era a publicação denunciada pelos parceiros do Instagram e se deparou com uma imagem que mostra montanhas coloridas. O fact-checker, que é um ser humano e não um algoritmo, até indicou qual é a foto original na checagem.

O sistema é parte de um esforço da plataforma em combater notícias falsas e montagens de cunho político, mas parece que a diferenciação entre o que é verdadeiro ou não — ou “preciso”, como diz o aviso no app — fugiu do controle.

O lado do Instagram
Em nota ao site The Next Web, o Instagram afirmou que a empresa usa tecnologias de busca e pareamento de imagens para “ajudar a controlar a desinformação”. Neste caso das montanhas, portanto, o algoritmo flagrou a semelhança com a imagem original e marcou a publicação para ser analisada por um ser humano, que deu o veredito de que o conteúdo é falso e gerou a mensagem no post.

A plataforma insiste que esse é um comportamento de uma agência de checagens independente, e que ela reviu a decisão após a denúncia, liberando novamente a imagem. Ao site Hypebeast, o Facebook ainda afirma que não vai bloquear imagens que passaram por tratamentos em programas como o PhotoShop, mas sente que é a necessidade da plataforma “garantir aos usuários o contexto, e informar a todos se um conteúdo foi modificado”.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil