Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Tecnologia

Editoria sobre Tecnologia ir para editoria →

Apple

iPhone 15: LG deve fornecer inédita lente periscópica para câmera da Apple

Zoom poderoso estaria no celular esperado para setembro de 2023. Samsung domina tecnologia de lente periscópica, que está presente no Galaxy S22 Ultra. Modelo tem zoom de 10x.

De acordo com relatório divulgado recentemente, a gigante de Cupertino seria abastecida por componentes fabricados pela LG Innotek e da Jahwa Eletronics. (Foto: Reprodução/MacRumors)

Por

Nem mesmo o iPhone 14 foi anunciado, mas circulam informações extraoficiais de que o vindouro iPhone 15 deve estrear um novo sistema de câmera sistema de câmera periscópica em 2023. De acordo com relatório divulgado recentemente, a gigante de Cupertino seria abastecida por componentes fabricados pela LG Innotek e da Jahwa Eletronics.

A tecnologia, apelidada de “câmera dobrada”, não é novidade no mundo dos smartphones. Ela está presente em celulares como o Galaxy S22 Ultra (Samsung), que dispõe de uma lente com zoom óptico de 10x. É esperado que o iPhone 15 consiga resultados semelhantes ao que é oferecido pela rival sul-coreana.

Como deve funcionar a câmera periscópica no iPhone 15

Samsung já adota sistema de câmera periscópica na versão Ultra do Galaxy S22 — Foto: Reprodução/Samsung

O relatório que trata da “câmera dobrada” no iPhone 15 revela detalhes do funcionamento da tecnologia. O projeto descreve o uso de prismas para refletir a luz, além de lentes um pouco mais espaçadas que o convencional, dando ao conjunto a capacidade de captar imagem de alta qualidade com zoom poderoso.

O novo conjunto funciona de forma diferente da atual lente telefoto usada nos iPhones atuais. Isso porque o modelo utilizado para o novo sistema periscópico usaria um método de guia esférico rolante que para mover a lente durante o processo de estabilização de imagem, o que tornaria o controle mais preciso do que o método de molas adotado hoje nos celulares da maçã.

Não se sabe ainda qual seria a nova capacidade de zoom do futuro smartphone da Apple, mas é esperado algo entre 5x e até 10x, o que colocaria o iPhone ao lado de modelos de marcas como Samsung e Xiaomi.

As especulações

A Jahwa Eletronics já havia anunciado no mês passado um investimento de mais de U$ 191 bilhões (cerca de R$ 890 bilhões) para a expansão das instalações da companhia, a fim de produzir novos modelos de lentes. No ano passado, profissionais da Apple visitaram a fábrica de módulos óticos de estabilização de imagem (OIS) da empresa na Coreia do Sul. Acredita-se que a empresa atuará como fornecedora desses componentes.

A LG Innotek deve ser outra fabricante envolvida no processo de construção do novo arranjo fotográfico. A empresa estaria cotada para receber os atuadores OIS da Jahwa fabricados nas novas instalações. Com isso, a Apple dispensaria os atuais fornecedores para dar espaço para a LG, que se encontra numa posição bastante favorável em relação ao refinamento da tecnologia.

Como de costume, a Apple não comentou nenhuma das informações. O próximo celular da marca deve ser o iPhone 14, previsto para setembro de 2022 sem a tecnologia presente no Galaxy S22 Ultra da Samsung. Se confirmados os rumores, a lente periscópica deve chegar apenas no ano seguinte.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Jovem é aprovado em 28 universidades nos Estados Unidos por habilidades no jogo on-line Fortnite

Rocha atinge Júpiter com força de 2 milhões de toneladas de TNT e provoca maior clarão já visto desde 1994

Filha de Elon Musk pede para mudar de nome para cortar relação com o pai bilionário

Luva de Pedreiro desabafa, anuncia pausa nos vídeos e preocupa fãs