Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Tecnologia

Editoria sobre Tecnologia ir para editoria →

Apple

iPhone tem bug que pode desativar Wi-Fi para sempre

Redes com “%” no nome podem interromper acesso de dispositivos à internet.

A questão preocupante é que o problema persistiu mesmo após reiniciar o iPhone. (Foto: Divulgação/Apple)

Por

Um pesquisador encontrou um bug nos iPhones capaz de desativar completamente o Wi-Fi dos celulares da Apple. De acordo com Carl Schou, responsável pela descoberta, certos nomes de rede com símbolos de % podem desativar o acesso à internet sem fio para sempre, a menos que o proprietário tome medidas adicionais.

Schou compartilhou a informação em um tweet, no qual ele explica que, ao conectar o dispositivo a uma rede com o nome “% p% s% s% s% s% n”, a conexão via Wi-Fi foi completamente desativada. Funções como o AirDrop, que dependem de conectividade, também foram interrompidas.

Na tentativa de encontrar uma resposta, o site especializado 9to5Mac sugere que o fato de o caractere “%” ser usado em linguagens de programação pode afetar a recepção da informação pelo sistema. De forma detalhada, vale dizer que o símbolo de porcentagem representa o comando para salvar os caracteres de uma string, ou seja, sequência que forma palavras e frases.

Portanto, as redes que causam esse bug são passadas para uma biblioteca interna, local responsável pelas formatações do string. É nesse momento que a identificação do Wi-Fi pode gerar um comando capaz de resultar em um estouro de buffer (transbordamento de dados).

A questão preocupante é que o problema persistiu mesmo após reiniciar o iPhone. Nesse caso, será preciso redefinir as configurações de rede. Para fazer isso, é preciso acessar “Ajustes” → “Geral” → “Redefinir”. Entre as opções disponíveis está o “Redefinir configurações de rede”, que resolverá o problema.

A Apple não se posicionou sobre o caso até agora. A expectativa é de que a fabricante envie uma atualização de sistema para corrigir a brecha. Enquanto isso não acontece, o ideal é evitar a conexão com redes com essa característica.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Nasa descobre evidências de primeiro planeta fora da Via Láctea

Positivo faz parceria com chinesa para lançar celular de R$ 1,5 mil e ocupar lugar da LG no mercado

Google cobra taxas de publicidade até quatro vezes acima da concorrência, diz jornal

Preço de painéis solares deve seguir em alta até 2022, dizem fornecedores