Tecnologia

Laboratório da UEPB desenvolve dispositivo impresso em 3D para facilitar intubação de pacientes com Covid-19

A peça foi desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D) para atender uma solicitação do Hospital de Trauma de Campina Grande.

Laboratório da UEPB desenvolve dispositivo impresso em 3D para facilitar intubação de pacientes com Covid-19

O equipamento reduz os riscos da intubação, porque facilita a visualização e agiliza o procedimento, bem como garante muito mais segurança ao médico, que não precisa realizar o procedimento próximo da boca do paciente infectado. — Foto:Reprodução

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu um dispositivo de videolaringoscopia, equipamento essencial para facilitar a intubação de pacientes que apresentam insuficiência respiratória grave e/ou refratária, comum nos casos mais graves de pessoas com Covid-19. A peça foi desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D) para atender uma solicitação do Hospital de Trauma de Campina Grande. 

O dispositivo foi inspirado no modelo tradicional e ainda no Airangelblade, também impresso em 3D e adaptado para uso de sonda câmera boroscópio (câmera adaptada para uso acoplado em smartphone). O videolaringoscópio foi desenvolvido com parâmetros de usabilidade que auxiliam o médico na sua manipulação e precisão. 

No modelo desenvolvido pelo LT3D, é possível destacar a empunhadura do dispositivo, que apresenta geometria padrão para a mão do usuário, curvatura anatômica para seguir com a visualização da boca, orofaringe e laringe, além de melhor acoplamento da câmera que guia e amplia as imagens que ajudarão o médico na intubação dos pacientes acometidos pela Covid-19 que necessitem deste procedimento.

O equipamento reduz os riscos da intubação, porque facilita a visualização e agiliza o procedimento, bem como garante muito mais segurança ao médico, que não precisa realizar o procedimento próximo da boca do paciente infectado. 

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

2

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

4

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

5

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica