Ciência

Maior buraco já registrado na camada de ozônio se fecha

Os cientistas explicaram que a recuperação não teve relação com a redução de emissões poluentes devido ao isolamento social no mundo, causado pela pandemia de covid-19

Maior buraco já registrado na camada de ozônio se fecha

Camada: estima-se que a camada de ozônio se recupere aos níveis registrados no início da década de 1980 apenas em 2050 ( — Foto:ESA/Reprodução)

O Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus anunciou que o maior buraco de ozônio sobre o continente Ártico, que tinha mais de 1 milhão de km², se fechou.

Os cientistas explicaram que a recuperação não teve relação com a redução de emissões poluentes devido ao isolamento social no mundo, causado pela pandemia de covid-19.

Esse buraco sequer foi consequência da poluição, e sim de um vórtice polar especialmente poderoso. Trata-se de um sistema de baixa pressão e ar frio que envolve ambos os polos. Quando esse fenômeno se dissipou, permitiu a chegada de ar rico em ozônio, e a camada do Ártico conseguiu se recuperar.

LEIA MAIS: Vídeo mostra tornado de baixa intensidade incomum no semiárido nordestino

Além da extensão impressionante, o buraco chegou a esgotar o ozônio encontrado em quase 18 quilômetros de estratosfera. Segundo os pesquisadores, a última vez que um forte esgotamento químico de ozônio foi observado no Ártico foi em 2011.

A escassez de ozônio no Polo Sul, por outro lado, é causada pela ação humana: poluentes fazem com que substâncias como cloro e bromo cheguem à estratosfera e se acumulando em um vórtice polar, tornando mais fina a camada que protege a Terra da radiação ultravioleta.

Já no Ártico, os vórtices polares são muito mais fracos, e por isso as condições necessárias para um forte esgotamento de ozônio normalmente não são encontradas. Por isso a equipe disse que o buraco deste ano era algo “sem precedentes” na região.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Começa a valer tarifaço de Trump e Paraíba será afetada com exportações de sucos, calçados, pescados e demais commodities

2

Tecnologia

Daniela Lima é demitida da Globo; confira motivo

3

Tecnologia

Review TV QLED Samsung 55: Karaokê e IA Valem a Pena?

4

Tecnologia

Cresce o número de pessoas que utiliza internet na Paraíba e proporção chega a 87,5%

5

Tecnologia

Kindle com Tela Colorida: Vale a Pena o Lançamento?