Diz TSE

Mais de 50 mil novas urnas já foram distribuídas para as eleições municipais de 2024

Ao todo, 53.304 novas urnas eletrônicas chegaram aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) da Paraíba e outros 10 estados.

Mais de 50 mil novas urnas já foram distribuídas para as eleições municipais de 2024

As eleições de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, no primeiro domingo do mês. — Foto:Reprodução

Faltando pouco mais de um ano para a chegada das eleições municipais de 2024, onze estados já receberam as novas máquinas que serão utilizadas no pleito do ano que vem. Ao todo, 53.304 novas urnas eletrônicas chegaram aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins durante o mês de setembro.

A estimativa é que, até o fim outubro, mais 39.556 aparelhos sejam produzidos e remetidos aos TREs. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral. As eleições municipais de 2024 vão marcar a estreia das novas urnas. Os equipamentos são do modelo UE2022, fabricados em 2023 com os recursos mais modernos já produzidos para a votação eletrônica no país.

A distribuição do modelo UE2022 para as zonas eleitorais foi iniciada em agosto deste ano e se estenderá até fevereiro ou março de 2024, quando será concluída a produção dos novos equipamentos.Serão distribuídas aproximadamente 220 mil dessas máquinas em todo País. Desse total, 27.980 já foram produzidas, 26.496 foram entregues e outras 1,7 mil estão em trânsito.

 Isso quer dizer que ainda serão fabricadas 192.018 unidades do novo equipamento para completar o parque de urnas que servirá a todo o eleitorado brasileiro.

Após a realização de diversos testes de qualidade nos protótipos, as urnas foram submetidas a testes de resistência para avaliar se as máquinas estão corretamente projetadas e adequadas. Também são feitos simulados, tanto com os novos quanto com os equipamentos mais antigos, para testar o ecossistema da urna.

Os novos equipamentos também serão submetidos ao Teste Público de Segurança da Urna, que acontece no período de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano.Qualquer brasileiro poderá testar a segurança e as funcionalidades da máquina e, se achar necessário, apresentar propostas à Justiça Eleitoral.

As eleições de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, no primeiro domingo do mês.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Apple é condenada a pagar mais de R$ 3 mil por vender Iphone sem carregador

2

Tecnologia

Empresa de Elon Musk faz 1º implante de chip cerebral em humano

3

Tecnologia

Menos de 8% das cidades brasileiras têm leis de antenas adaptadas a 5G

4

Tecnologia

Tempestade solar chega à Terra e pode causar falhas tecnológicas

5

Tecnologia

Carros elétricos conquistam motoristas por aplicativo e prometem economia de até 80% em combustível