TECNOLOGIA

Mozilla Firefox 14 protege buscas com conexão segura ao Google

Desde que a Mozilla adotou um ciclo mais rápido para o lançamento de versões no Firefox, não há muitas modificações notáveis de uma versão para a outra

Mozilla Firefox 14 protege buscas com conexão segura ao Google

Desde que a Mozilla adotou um ciclo mais rápido para o lançamento de versões no Firefox, não há muitas modificações notáveis de uma versão para a outra – e isso também é verdade no Firefox 14. No entanto, houve uma mudança significativa: o navegador agora tem como padrão o uso de uma conexão segura (HTTPS ou SSL) no formulário de busca padrão do Google.

Na prática, a medida dificulta ataques que redirecionam o Google – o que acontecia, por exemplo, para algumas vítimas de ataques a modems ADSL vulneráveis.

O acesso ao Google também fica mais seguro em redes sem fio (wi-fi): normalmente, uma busca poderia ser interceptada (lida) por quem que estivesse monitorando a rede. Com o acesso via SSL, isso não é possível.

Usuários devem ficar atentos, no entanto, para erros de certificado SSL que o Firefox possa vir a exibir na página do Google. Também é importante manter a data correta no relógio do computador, porque uma data incorreta irá gerar erros de certificado.

Outras mudanças trazidas pelo Firefox 14 são o suporte ao modo tela cheia no Mac OS X Lion, a possibilidade se só carregar um plug-in com um clique e 14 correções de segurança.

Conexão segura no Google Chrome

A próxima versão do Google Chrome também deve trazer mais segurança ao bloquear a instalação de extensões em sites de terceiros. O Chrome, no entanto, ainda não configura automaticamente o acesso via conexão segura nas buscas feitas pela barra do navegador.

 É possível, no entanto, copiar o comportamento do Firefox no Chrome:- Clique na “Ferramenta” e em “Configurações”;
– No grupo “Pesquisa”, clique em “Gerenciar mecanismos de pesquisa”;
– Copie a URL do “Google” que começa com {google:baseURL} em “Configuração padrão de pesquisa” (copie a URL inteira, você não pode alterá-la);
– Vá até o final de “Outros mecanismos de pesquisa” e haverá um formulário para você digitar um novo mecanismo. Digite “Google SSL”, “google.com” e cole a URL que você copiou, substituindo o “{google:baseURL}” por https://www.google.com.br/
– Dê um “Enter” e procure na lista o mecanismo “Google SSL”. Clique em “Tornar padrão”.

Com isso, as buscas no Google Chrome, feitas pela barra de pesquisa, também serão direcionadas para uma conexão segura.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

João Azevêdo assina ordem de serviço de R$ 24 milhões para construção da Cidade da Astronomia, em Carrapateira

2

Tecnologia

Aiwa Boombox Plus vs JBL Boombox 3: Qual Gigante do Som é Para Você?

3

Tecnologia

Consumidor pode reclamar sobre ligações de telemarketing feitas por robôs na Paraíba; saiba como

4

Tecnologia

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais de usuários

5

Tecnologia

Operação da polícia recupera 339 celulares roubados em Campina Grande