Astronomia

Nasa está a poucos meses de lançar sonda que ‘tocará o Sol’

O lançamento para a estrela está marcado para acontecer em 31 de julho deste ano

Nasa está a poucos meses de lançar sonda que 'tocará o Sol'

A sonda está preparada para fazer medições e imagens para expandir nosso conhecimento em torno do vento solar — um fluxo de gases ionizados que passa pela Terra em velocidade média de 500 km/s — Foto:Reprodução

A Nasa tem um novo plano e recorde para bater. A agência espacial quer desvendar os mistérios do Sol, chegando a uma distância sete vezes menor da que temos atualmente.

Esta é a missão Parker Solar Probe, com nome em homenagem ao astrofísico Eugene Parker, noticia o Tec Mundo. O lançamento para a estrela, que está a aproximadamente 149,6 milhões de quilômetros de distância da Terra, está marcado para acontecer em 31 de julho deste ano. A nave será lançada no estado da Flórida, nos Estados Unidos, no NASA Kennedy Space Center. A data, no entanto, marca apenas o início de uma longa viagem.

O objetivo é que a Parker Solar voe através da atmosfera do Sol, na região chamada de Coroa Solar (ou Corona), até chegar a 3,8 milhões de milhas (perto de 6,1 milhões de quilômetros) da superfície solar. Esta será um aproximação gradual rumo à estrela, ao longo de quase 7 anos. Para resistir a essa viagem com elevadas temperaturas, a nave é protegida por um escudo de compostos de carbono de 11,4 centímetros de espessura.

Nosso conhecimento em torno do vento solar será ampliado pela sonda, que está preparada para fazer medições e imagens. Este vento é, na realidade, um fluxo de gases ionizados que passa pela Terra em velocidade média de 500 km/s.

A sonda está preparada para fazer medições e imagens para expandir nosso conhecimento em torno do vento solar — um fluxo de gases ionizados que passa pela Terra em velocidade média de 500 km/s. A ideia é que a Parker Solar ainda nos auxilie a prever mudanças no ambiente espacial da Terra, que influenciam a vida e a tecnologia no planeta.

De acordo com a agência espacial, o Sol é a única estrela que podemos estudar “de perto” e, ao fazê-lo, teremos um entendimento não somente dele, mas também de todas as estrelas, em geral.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil