Tecnologia

Patente da Xiaomi revela celular com painel de energia solar

Apesar da inovação, não há previsão de lançamento da tecnologia ao público.

Patente da Xiaomi revela celular com painel de energia solar

Modelo aproveitaria área livre da tampa traseira para um painel solar, capaz de converter luz solar em eletricidade para alimentar a bateri — Foto:Divulgação/Xiaomi

Os celulares da Xiaomi podem ganhar uma fonte de energia extra no futuro. De acordo com uma patente registrada no WIPO (Escritório Internacional de Propriedade Intelectual, na sigla em inglês) em julho de 2018, a fabricante chinesa estuda formas para implementar um painel de energia solar na traseira de smartphones, a fim de estender a duração da bateria e permitir que o usuário carregue-o sem depender de carregadores. Apesar da inovação, não há previsão de lançamento da tecnologia ao público.

De acordo com o site especializado LetsGoDigital, o celular com painel solar utilizaria a parte traseira para abrigar o componente. 

Dessa forma, a tecnologia poderia ser utilizada para garantir uma fonte de energia alternativa ao smartphone ao colocá-lo em uma janela ou superfície ao ar livre, por exemplo.

Outro ponto que chama a atenção no celular é a ausência da câmera de selfies, uma vez que esta pode estar alocada sob o display ou em uma base deslizante, tal qual o Xiaomi Mi 9T. Além disso, o smartphone conta com um sistema de câmera dupla na traseira.

Recentemente, a Xiaomi apresentou um protótipo com câmera frontal oculta, algo próximo ao leitor de impressões digital sob a tela presente em telefones como o Galaxy S10, Xiaomi Mi 9, entre outros. 

A tecnologia, porém, ainda não chegou ao mercado de smartphones.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial