Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Tecnologia

Editoria sobre Tecnologia ir para editoria →

Inusitado

Peça de 600 kg do foguete SpaceX cai perto de casa no Paraná: 'Me assustei'

Pesquisadores da Bramon perceberam que São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada do foguete Falcon 9 da SpaceX, cuja volta à Terra foi vista no céu do Paraná no último dia 8.

Objeto de metal foi encontrado em fazenda no Sul do Paraná. (Foto: Portal RDX/Reprodução)

Por

RIO - Um casal de São Mateus do Sul, no sul do Paraná, encontrou nesta quarta-feira, um pedaço de metal retorcido, com cerca de quatro metros de comprimento, que eles acreditam ser lixo espacial. O material, que está em uma propriedade rural, foi analisado por pesquisadores da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e, na avaliação deles, há uma "enorme probabilidade" de o objeto ser parte de um foguete de Elon Musk.

A empresária Joseane Maria Franco Portes contou que o objeto foi encontrado por acaso, quando o marido dela, João Ricardo Pacheco Porte, verificava as cercas da propriedade.

— Ele encontrou a peça e disse ‘Jô, achei um negócio no meio do mato, venha ver’. Aí eu fui e levei o celular. Mas não tive coragem de encostar — afirmou, ao G1.

De acordo com o casal, a peça quebrou galhos de árvores durante a queda. Joseane afirmou que o objeto caiu em um terreno ao lado do que ela e o marido moram. Mas apesar de terem encontrado a peça nesta quarta, eles acham que a queda aconteceu na semana passada.

— Ouvi um barulhão, umas 5h. Eu pensei que alguma coisa tinha explodido aqui perto, mas fui lá fora e não vi nada. Como o terreno é grande e trabalhamos com eventos, não é sempre que andamos por tudo, aí não achamos antes — afirmou.

Segundo a Bramon, os pesquisadores da rede, ao analisar o caso, perceberam que São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada do foguete Falcon 9 da SpaceX, cuja volta à Terra foi vista no céu do Paraná no último dia 8.

Além disso, foram encontradas algumas semelhanças entre o objeto encontrado e a tubeira do motor Merlin 1D utilizado no segundo estágio do foguete de Musk. O tamanho da peça, segundo a Bramon, também é compatível.

"Outro ponto interessante dessa peça é que ela é feita de uma liga de nióbio e titânio, que garante à estrutura uma resistência adicional às altas temperaturas, o que explicaria o fato dela ter resistido à reentrada atmosférica. Embora seja necessária uma análise in loco para uma conclusão definitiva, a BRAMON acredita que, somados todos esses fatores, existe uma enorme possibilidade que o objeto encontrado pelo Sr. João Ricardo seja, de fato, a tubeira do motor Merlin 1D do foguete Falcon-9 da SpaceX que reentrou em nossa atmosfera no último dia 8 de março", escreveu a rede em seu site.

De acordo com a Bramon, o objeto que teria gerado essa placa de metal era o segundo estágio do Falcon 9, lançado em 19 de dezembro do ano passado da Base da Força Espacial dos EUA em Cabo Canaveral, na Flórida, levando  à órbita o Satélite Geoestacionário Turksat 5B. Trata-se de um equipamento fabricado pela Airbus Defense and Space, em Toulouse, na França, e de propriedade da operadora turca Turksat, desenvolvido para fins militares e comerciais.

O o foguete permaneceu em órbita da Terra até o dia 8 deste mês, quando reentrou na atmosfera terrestre às 04:36 da madrugada, cruzando os céus de Santa Catarina e Paraná.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Curto-circuito em centro de dados do Google nos EUA deixa três feridos e gera instabilidade no serviço de busca

Sem climão: WhatsApp vai permitir que usuário fique ‘off-line’ e saia de grupos ‘de fininho’

Oito recursos que o Instagram 'copiou' de outras redes sociais

Novidades do iOS 16: veja as 9 melhores funções do sistema para iPhone