Ciência

Pesquisadores da UFPB sintetizam composto anticancerígeno

o composto sintetizado pelos pesquisadores apresentou citotoxicidade para as linhagens tumorais humanas de câncer de cólon, câncer de mama, leucemia linfoblástica e leucemia promielocítica.

Pesquisadores da UFPB sintetizam composto anticancerígeno

O agente anticancerígeno atua por meio da indução da parada do ciclo celular com concomitante morte celular. — Foto:Reprodução

Na busca por novos tratamentos contra o câncer, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com pesquisadores de outras universidades desenvolveram um composto anticancerígeno e antileucêmico sintético derivado da podofilotoxina, destinado ao uso terapêutico para o tratamento de malignidades hematológicas, a partir do processo molecular. 

A invenção está no campo da química medicinal de compostos bioativos e se baseia no processo de produção do chamado composto A398, um análogo inédito da podofilotoxina, que é uma molécula natural extraída de uma planta, mas que se mostrou ser muito tóxica. Já o composto sintetizado pelos pesquisadores apresentou citotoxicidade para as linhagens tumorais humanas de câncer de cólon, câncer de mama, leucemia linfoblástica e leucemia promielocítica, mas, por outro lado, mostrou-se menos ativo frente as células não cancerígenas. O agente anticancerígeno atua por meio da indução da parada do ciclo celular com concomitante morte celular. 

Os pesquisadores responsáveis pelo invento são os professores da UFPB Demetrius Antonio Araújo, do Departamento de Biotecnologia, do Cbiotec, e Petrônio Filgueiras Athayde Filho, do Departamento de Química, do CCEN; a professora Glaucia Veríssimo Faheina Martins, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e a professora Alethéia Lacerda da Silveira, da Uninove.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil