“Auto_picker”

Projeto de seleção automatizada do lixo vence o Campus Academy 2018

O resultado só foi conquistado na última etapa do projeto piloto, que consistiu em três dias de imersão, com oficinas, palestras e desafios, realizada dentro da programação do Campus Festival

Projeto de seleção automatizada do lixo vence o Campus Academy 2018

Como forma de reconhecer a vitória e estimular os demais alunos da escola a se aventurar em desafios como estes, foi preparada uma recepção calorosa na manhã da segunda-feira (21) — Foto:Arquivo pessoal

Eles ainda nem completaram o ensino médio, mas já possuem ideias e coragem para tornar a vida em sociedade mais sustentável. Com um projeto que otimiza o processo de separação do lixo a partir do material que compõe os objetos descartados, cinco estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada no município de Cuité, no agreste do estado, venceram a maratona estudantil promovida pelo Sebrae Paraíba.

“O objetivo do projeto é fazer uma seleção automatizada do lixo, onde seria colocado um sensor que detectaria os tipos de materiais e os enviaria para diferentes ramificações de uma esteira, para depois ser feita a reciclagem e, assim, a reutilização dos materiais”, detalhou a aluna Crisley Venâncio Marques, integrante da equipe vencedora, com o projeto “Auto_picker”.

O resultado só foi conquistado na última etapa do projeto piloto, que consistiu em três dias de imersão, com oficinas, palestras e desafios, realizada dentro da programação do Campus Festival, em João Pessoa. O segundo lugar ficou com a equipe da ECIT Mangabeira e o terceiro foi para os alunos da ECIT Bayeux. Ao todo 65 equipes, em média com cinco estudantes cada, oriundas de ECIT de todo o estado participaram da maratona.

“A ficha ainda não caiu”, a frase finalizou o relato emocionado do professor e um dos mentores das equipes da ECIT vencedora, Rinaldo Souto Xavier Filho. Segundo o docente, foi a primeira vez que a escola participou de um evento deste porte, cujo legado é o amadurecimento de alunos e professores. Outra vitória foi o ganho de autoestima, pelo primeiro lugar e pelo aprendizado. Rinaldo Xavier Filho enfatizou, ainda, a oportunidade de despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos jovens e lhes dar coragem para irem cada vez mais longe.

Segundo a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, os estudantes tiveram seus primeiros contatos e utilizaram importantes ferramentas como Canvas, design thinking e prototipagem. A metodologia empregada favorece o envolvimento e permite a melhor compreensão dos conceitos de empreendedorismo e inovação, pois incentiva os participantes a colocar em prática logo após as explicações.

“Com essa iniciativa pioneira acreditamos que teremos jovens com muito mais capacidade de colocar em prática suas ideias, eles comprovaram isso. E também, jovens preocupados em resolver problemáticas da sociedade na qual estão inseridos e com isso contribuímos para a formação de seres humanos melhores”, afirmou Humara Medeiros.

Como forma de reconhecer a vitória e estimular os demais alunos da escola a se aventurar em desafios como estes, foi preparada uma recepção calorosa na manhã da segunda-feira (21). Com festa, fogos de artifício, café da manhã, vídeos e discursos emocionados, os professores mentores Rinaldo Filho, Mateus Dantas, Priscila Silva, Elisângela Costa e os campeões do Campus Academy relataram a experiência vivenciada nos 3 dias de imersão.

Campus Academy – É uma maratona estudantil desenvolvida de forma pioneira pelo Sebrae Paraíba e que poderá ser replicada em outros estados. O desafio reuniu 365 estudantes de nível médio de Escolas Cidadãs Integrais Técnicas de todo o estado, durante os dias 16 e 18 de maio, dentro da programação do Campus Festival, em João Pessoa.  

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil