Robótica

Robôs humanoides vão responder jornalistas em entrevista coletiva histórica da ONU em Genebra

Evento que debate o uso de inteligência artificial para 'fins notáveis' será organizado em julho pela União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Robôs humanoides vão responder jornalistas em entrevista coletiva histórica da ONU em Genebra

Geminoid, um dos robôs que vão interagir com os jornalistas na conferência anual da ONU — Foto:Reprodução

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), da ONU, anunciou nesta terça-feira a primeira coletiva de imprensa da entidade a ser “comandada” por robôs com forma humana, em um feito histórico. Segundo a UIT, esse “é o único evento no mundo a ter nove robôs humanoides”. Eles vão responder as perguntas dos jornalistas e interagir com os profissionais. O encontro será no dia 7 de julho, durante a cúpula anual global sobre o uso de inteligência artificial para “fins notáveis” (Conferência da “Inteligência Artificial Para o Bem”, em português).

Segundo a UIT, que funciona como um braço para a “tecnologia digital” da ONU, farão parte do grupo de robôs Beonmi, o primeiro robô humanoide de uso geral totalmente funcional; Ameca; Geminoid; Ai-Da, um robô artista considerado “ultrarrealista”; Grace, um dos exemplos mais avançados em cuidados de saúde; Nadine, um dos humanoides sociais mais realistas que existem; Desdemona; Sophia, um robô inovador que atua como embaixador da ONU e o 4ne-1.

Além disso, segundo informações da agência portuguesa Lusa, também estarão presentes na conferência cerca de 40 robôs, desenvolvidos para executar tarefas das mais variadas, como apagar incêndios, construir casas ou prestar cuidados de saúde. Todos estarão com os seus respectivos criadores, que demonstrarão as suas capacidades aos participantes da cúpula.

Com o evento, que é gratuito e aberto para todos mediante inscrição, a UIT pretende demonstrar como as novas tecnologias podem ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, especialmente em áreas como o combate à crise climática e a resposta humanitária em contextos de crise.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Tiktok Studio anuncia nova funcionalidade do aplicativo; confira novidade e como utilizar

2

Tecnologia

Inteligência artificial vai tirar todos os nossos empregos, diz Elon Musk

3

Tecnologia

São João Tech: Prefeitura de Campina Grande lança campanha pelo descarte consciente de lixo eletrônico e doação de equipamentos

4

Tecnologia

Celular Nokia 3310, o ‘tijolão’ dos anos 2000, é relançado com câmera, dados móveis, TikTok e ‘jogo da cobrinha’

5

Tecnologia

Vacina contra câncer de pele está nos últimos testes