Espaço sideral

Sonda da NASA capta as imagens mais nítidas já feitas dos anéis de Saturno

Nave, que está no final da sua missão, queimará na atmosfera do gigante planeta neste ano

Sonda da NASA capta as imagens mais nítidas já feitas dos anéis de Saturno

Um dos gigantes do nosso sistema solar finalmente pôde ser visto de perto, com a aproximação da sonda que levou 20 anos viajando pelo espaço para alcançá-lo — Foto:Reprodução

A sonda Cassini, da NASA, enviou novas imagens que revelam a curtíssima distância dos deslumbrantes anéis formados por detritos congelados ao redor de Saturno. “Estas imagens próximas representam a abertura de uma janela totalmente nova para os anéis desse planeta”, comentou Matthew Tiscareno, um dos cientistas da missão, ligado ao Instituto SETI, em Mountain View (Califórnia).

As imagens captadas pela Cassini permitiram que os cientistas observassem minúcias dos anéis, como a “palha” e as “hélices” – causadas por partículas aglutinantes dos anéis e por pequenas luas incrustadas, respectivamente

“Nos próximos meses, esperamos receber dados ainda mais emocionantes”, acrescentou Tiscareno, segundo quem as imagens já recebidas permitirão que os pesquisadores observem com um detalhamento inédito as partes externas dos anéis principais. Embora a Cassini já tenha visto essas características antes, as atuais órbitas da sonda permitem enxergar os anéis com mais precisão do que em ocasiões anteriores.

Imagem de um anel captado pela sonda. (Reprodução/NASA)

Lançada em outubro de 1997, a Cassini foi a primeira nave da história a orbitar Saturno. Suas câmeras retrataram como nunca o espetacular planeta, seus imponentes anéis, as luas Titã e Encélado, que podem abrigar vida, e inclusive descobriram novos satélites naturais em plena formação. Agora, quase 20 anos depois do seu lançamento, encontra-se na penúltima fase da sua vida. Em abril de 2017, concluirá sua missão mergulhando na atmosfera desse planeta, que queimará a nave.

As imagens captadas pela Cassini permitiram que os cientistas observassem minúcias dos anéis, como a “palha” e as “hélices” – causadas por partículas aglutinantes dos anéis e por pequenas luas incrustadas, respectivamente.

Segundo as previsões da NASA, em 15 de setembro a Cassini entrará na atmosfera do planeta até se desintegrar como um meteorito devido ao atrito com a atmosfera do planeta. O combustível da nave está se esgotando e ela poderia ficar fora de controle. 

Um dos objetivos desse “suicídio controlado” é evitar que os lagos de Titã ou os mares de Encélado, onde a nave descobriu gêiseres, sejam poluídos com micróbios terrestres que tenham sobrevivido a bordo da Cassini.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil