Astronomia

Sonda da Nasa alcança asteroide Bennu

​Esta será a primeira vez que a agência irá recolher amostras de um asteroide e trazer para a Terra. A previsão é que o material volte para a análise em 2023

Sonda da Nasa alcança asteroide Bennu

Poucos minutos antes das 15h desta segunda-feira (horário de Brasília), a Nasa iniciou uma transmissão ao vivo para mostrar a chegada da missão ao asteroide — Foto:Reprodução

A sonda Osiris-Rex, da agência espacial americana (Nasa), chegou com sucesso ao asteroide Bennu na tarde desta segunda-feira (3), após dois anos de missão. Esse é o início da coleta de amostras da superfície, que será feita até 2020 com a ajuda dos equipamentos enviados pelos astrônomos. 

O material deverá chegar à Terra em 2023, quando os cientistas analisarão a composição e o comportamento do objeto espacial.

Em agosto deste ano, a Osiris-Rex se aproximou do Bennu e fez as primeiras imagens. A sonda foi lançada em setembro de 2016 e, desde então, está viajando até o asteroide – foram 2 bilhões de kilômetros. A sonda observará a superfície até 2020 com a ajuda de cinco instrumentos e escolherá um bom local para colher as amostras.

Poucos minutos antes das 15h desta segunda-feira (horário de Brasília), a Nasa iniciou uma transmissão ao vivo para mostrar a chegada da missão ao asteroide. Às 15h08, a equipe anunciou: “nós chegamos” e comemoraram o feito.

O Bennu

O antigo asteroide é conhecido pelos cientistas desde 1999. Ele foi escolhido como objeto de pesquisa por diferentes motivos, mas, o mais instigante deles, é a pequena chance de se chocar com a Terra no próximo século.

Há uma possibilidade – 1 chance em 2,7 mil, de acordo com a Nasa – de o Bennu atingir a Terra em 2135. O nome escolhido, inclusive, é uma homenagem a uma ave mitológica egípcia que tem parte do seu significado ligado à morte.

Para monitorar e chegar a conclusões mais precisas sobre a possível colisão, a Nasa criou a missão. O Bennu viaja ao redor do Sol a uma velocidade de 101.389 km/h e pode ser observado a cada seis anos a partir da Terra. Ele foi escolhido entre os cerca de 500 mil asteroides do Sistema Solar, tem o tamanho adequado para o estudo científico e é um dos asteroides mais antigos conhecidos pelos astrônomos.

Bennu também é rico em carbono, o tipo de corpo cósmico que forneceu à Terra materiais que propiciaram a vida há bilhões de anos.

A missão

A missão OSIRIS-REx não é a primeira a visitar um asteroide e tentar recolher uma amostra. O Japão e a Europa são os pioneiros no assunto e já conseguiram aterrissar em um cometa.

Mas essa é a primeira missão de retorno de amostras de asteroides feita pela Nasa, e seu objetivo é trazer à Terra a maior amostra da história, na ordem de 60 gramas.

Os homens americanos que caminharam na Lua durante a era Apollo, nas décadas de 1960 e 1970, coletaram e transportaram para a Terra 382 kg de rochas lunares.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial