Astronomia

Veja fotos do Sol com resolução mais alta já feita até hoje e da atmosfera solar ‘colorida’

Imagem foi divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA), que também publicou imagens coloridas das camadas da atmosfera solar.

Veja fotos do Sol com resolução mais alta já feita até hoje e da atmosfera solar 'colorida'

O Sol visto pelo Solar Orbiter em luz ultravioleta extrema a uma distância de aproximadamente 75 milhões de quilômetros. — Foto:ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI; Processamento de dados: E. Kraaikamp (ROB)

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou, no final de março, uma foto do Sol com a melhor resolução já tirada até hoje (veja acima uma versão reduzida).

A agência também divulgou imagens coloridas das diferentes camadas da atmosfera solar (leia mais abaixo).

Compare o tamanho do Sol com o da Terra: na foto acima, uma imagem do nosso planeta foi incluída para escala, na posição das ‘duas horas’ de um relógio.

A imagem mostra a atmosfera superior do Sol, a coroa, que tem uma temperatura de cerca de 1 milhão de graus Celsius.

A foto foi feita pelo satélite Solar Orbiter, em luz ultravioleta extrema, a uma distância de cerca de 75 milhões de quilômetros do Sol, segundo a ESA.

O Sol visto pelo Solar Orbiter em luz ultravioleta extrema a uma distância de aproximadamente 75 milhões de quilômetros. — Foto: ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI; Processamento de dados: E. Kraaikamp (ROB)

A fotografia é, na verdade um mosaico de 25 imagens individuais, tiradas em 7 de março, pelo telescópio de alta resolução Extreme Ultraviolet Imager (“Imageador Ultravioleta Extremo”, na tradução livre, ou EUI, na sigla em inglês).

Astrônomos apresentam a primeira imagem de um buraco negro já registrada
A foto final contém mais de 83 milhões de pixels, em uma grade de 9148 x 9112 pixels – tornando-se, segundo a própria ESA, a imagem de maior resolução do disco completo do Sol e da coroa solar já obtida.

(O arquivo no topo da reportagem foi comprimido. Para baixá-lo em tamanho original, clique aqui).

Atmosfera solar ‘colorida’

Cores mostram diferentes pontos da atmosfera do Sol — Foto: ESA & NASA/Solar Orbiter/SPICE team; Data processing: G. Pelouze (IAS)

A agência também divulgou imagens das diferentes camadas da atmosfera do Sol: acima, o roxo corresponde ao hidrogênio, a uma temperatura de 10 mil graus Celsius; o azul ao carbono, a 32 mil graus Celsius, o verde ao oxigênio, a 320 mil graus Celsius, e o amarelo ao gás néon, a 630 mil graus Celsius.

Essas imagens foram feitas por um equipamento diferente do satélite – o “SPICE”, projetado para rastrear as camadas na atmosfera do Sol desde a coroa até uma camada conhecida como cromosfera, aproximando-se da superfície. O instrumento faz isso observando os diferentes comprimentos de onda da luz ultravioleta extrema que vem de diferentes átomos, disse a ESA.

As observações vão permitir a físicos que estudam o Sol rastrear as erupções que ocorrem na coroa através das camadas atmosféricas inferiores – e, também, como a temperatura solar está subindo através das camadas atmosféricas ascendentes.

Tanto o “SPICE” como o “EUI” pertencem ao satélite Solar Orbiter – cuja missão é ser, justamente, um laboratório espacial de observações sobre o Sol. Ele fica a 42 milhões de quilômetros da estrela e foi lançado em fevereiro de 2020.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial