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VTEX já vale US$ 1,7 bilhão e é o novo unicórnio brasileiro; entenda o conceito

O maior cheque está vindo do Tiger Global Management — um investidor de early stage do Facebook e do Linkedin — seguido do Lone Pine Capital.

VTEX já vale US$ 1,7 bilhão e é o novo unicórnio brasileiro; entenda o conceito

No mundo, hoje são 449 unicórnios ― 50% deles estão nos Estados Unidos, 25%, da China. Até 2018 não havia um único Unicórnio brasileiro. Dois anos depois, temos nove. — Foto:Reprodução

A VTEX — a maior plataforma de ecommerce no modelo de SaaS da América Latina — acaba de concluir uma rodada que cria o mais novo unicórnio brasileiro, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal

Um anúncio formal deve ser feito nos próximos dias nas redes sociais:

A rodada Série C de US$ 225 milhões avalia a companhia fundada por Geraldo Thomaz e Mariano Gomide de Faria em US$ 1,7 bilhão (post money) — cinco vezes mais que o valuation da rodada anterior.

O maior cheque está vindo do Tiger Global Management — um investidor de early stage do Facebook e do Linkedin — seguido do Lone Pine Capital, uma gestora de Nova York com cerca de US$ 10 bilhões sob gestão que investe principalmente em empresas listadas. Dois dos acionistas atuais da VTEX — Softbank e Constellation — estão acompanhando a rodada.

Fontes do setor estimam que a VTEX fará uma receita líquida de US$ 100 milhões este ano, quase em sua totalidade uma receita recorrente. Ao longo dos últimos anos, a companhia cresce cerca de 46% ao ano nos últimos seis anos, mas a digitalização forçada pela pandemia deve fazer o negócio dobrar de tamanho este ano, segundo essas fontes.

A rodada vem no momento em que o IDC — a principal firma de análise de TI do mundo — elegeu a VTEX como uma das plataformas líderes do B2C, junto com nomes como Salesforce e Adobe e à frente de gigantes como SAP e Oracle.

É a primeira vez que uma empresa latinoamericana está presente no quadrante de líderes do IDC, além de ser apontada como a mais visionária em termos de estratégia — um sinal de que o Brasil está se posicionando como um centro de serviço mundial de digital commerce. Segundo as pessoas a par do assunto, os fundadores acham que o Brasil pode se tornar o país-referência em serviços digitais, “porque o brasileiro entende essa coisa caótica que é o comércio eletrônico.”

A VTEX pretende usar os recursos para contratar mais 160 desenvolvedores, aumentar suas funcionalidades de omnichannel e marketplace e investir no atendimento em todas as regiões em que atua, segundo essas fontes. Clientes como Samsung, Motorola, Black&Decker, Whirlpool, Electrolux usam a tecnologia da VTEX para gerir operações de D2C em diversos países.

A grande inovação trazida pela A VTEX foi facilitar a entrada das empresas no ecommerce com um custo baixo. A companhia criou um ecossistema de dezenas de agências de marketing digital ao seu redor que desenvolvem e entregam as lojas online ao cliente, usando o código da VTEX. Essas agências também se tornaram ‘vendors’ da companhia, e muitas já começaram a exportar seus serviços.

Na América do Norte, a companhia mais comparável à VTEX é a canadense Shopify, que negocia a cerca de 40x a receita estimada para 2021 e vale US$ 116 bilhões na NYSE. A diferença entre elas: a Shopify começou com clientes na base da pirâmide e subiu até o meio; já a VTEX começou com os clientes do meio da pirâmide e foi subindo para o topo.

Segundo pessoas próximas aos fundadores, essa deve ser a última rodada antes de um provável IPO da VTEX nos EUA, que pode acontecer já no segundo semestre do ano que vem.

Assinado no início de setembro, o aporte vem quase um ano depois da Série B que avaliou a companhia em R$ 2 bilhões. Na ocasião, a companhia recebeu um aporte de US$ 140 milhões do Softbank, Constellation e Gávea Investimentos. O Riverwood Capital, um dos fundos de growth do Silicon Valley mais atuantes na América Latina, é acionista da VTEX desde 2014.

O conceito de Unicórnio       

Com certeza, você já ouviu falar do animal mitológico cujo nome remete a seu único chifre. Mas talvez ainda não entenda bem a associação dessa criatura a empresas de tecnologia.

Se esse é o caso, chegou a hora de ficar totalmente por dentro do assunto. O conceito foi criado em 2013, quando o Facebook adquiriu o Instagram. Aileen Lee, da Cowboy Ventures, anunciou o surgimento do primeiro unicórnio da história. A definição stricto sensu é uma startup de capital fechado que atingiu valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

No mundo, hoje são 449 unicórnios ― 50% deles estão nos Estados Unidos, 25%, da China. Até 2018 não havia um único Unicórnio brasileiro. Dois anos depois, temos nove. Mais do que isso: em 2019 fomos o terceiro país no mundo a produzir mais novos Unicórnios, com 5. Atualmente, os Unicórnios brasileiros são: 99 Táxi, Ebanx, Gympass, iFood, Loft, Loggi, NuBank, Quinto Andar e WildLife. Tais empresas captaram, em 2019, mais de US$ 1,2 bilhão e outros US$ 175 milhões no primeiro mês de 2020.

A VTEX

A VTEX sempre foi uma empresa inovadora, que hoje atua em diversos países do mundo como uma das principais plataformas de comércio eletrônico. Tem como vice-presidente Alfredo Soares, autor dos livros Bora Vender e Bora Varejo, um dos idealizadores do Gestão 4.0, programa de imersão e mentoria com foco no crescimento das empresas com agilidade, sustentabilidade e eficiência.

Também é responsável por promover o maior evento de inovação digital da América Latina, o VTEX Day, que no ano passado contou com a participação de 15 mil pessoas e trouxe o ex-presidente Barack Obama para ser um dos palestrantes nesse evento que colocou o Brasil dentre os centros globais para a propagação de conhecimento digital.

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