Televisão

CQC e Casseta & Planeta brigam por causa de piada

São 23 piadas, todas sobre o mesmo assunto: os negros. A primeira: “Quando o preto é bonito? Quando chega atrasado no serviço e o chefe diz: Bonito, hein!” A úl


São 23 piadas, todas sobre o mesmo assunto: os negros. A primeira: “Quando o preto é bonito? Quando chega atrasado no serviço e o chefe diz: Bonito, hein!” A última: “Por que o preto tem suvaco com cheiro forte? Para cego também ter preconceito”. Ao pé da página, um aviso: “No próximo número: os judeus”. Essa antologia compõe uma página do “Almanaque Casseta Popular”, número 2, publicado em 1986, uma preciosidade hoje só disponível em sebos.

Desde as 21h30 de quarta-feira, no entanto, está página está aberta na Internet, à disposição de quem quiser ler, copiada pelo humorista Danilo Gentili, do CQC, que a ofereceu aos seus 176 mil seguidores do Twitter, com o seguinte comentário: “Essas do ALMANAQUE CASSETA POPULAR – Nº2, não incomodarão ninguém, pois não falam de futebolistas ou King Kong”.

Trata-se, evidentemente, de uma provocação dirigida a Helio de La Peña, um dos integrantes do grupo “Casseta & Planeta” e eleva a temperatura entre os integrantes de dois dos principais grupos humorísticos do País.

A polêmica tem origem numa piada feita por Gentili no Twitter, na madrugada de domingo (26). Escreveu ele no microblog: “Agora no TeleCine King Kong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q é? Jogador de futebol?”

A piada provocou reações imediatas de leitores, que acusaram Gentili de racismo. Na segunda-feira (27), ainda sob impacto da repercussão, o humorista deu entrevista ao Último Segundo, na qual evocou o seu direito de fazer humor e criticou as reações: “Se eu chamar alguém de ‘preto’ vou ser xingado, mas se falar que ‘não tolero a presença de afro-descendentes na minha mesa’, vou ser elogiado pelo tom politicamente correto”, disse. Em outras palavras, desabafou Gentili, “o politicamente correto está deixando as pessoas idiotas”.

Ainda na segunda-feira, o Ministério Público Federal entrou na polêmica, informando que a piada seria alvo de uma análise, para averiguar se o humorista cometeu um ato racista ou não. A ONG Afrobrás também se manifestou em protesto e ameaçou processar Gentili.

Um dia depois, o humorista Helio de la Peña escreveu em seu blog: “Não tenho problemas com piadas de qualquer natureza, desde que elas sejam engraçadas. Não foi o caso. Associar o homem preto a um macaco não é novidade no anedotário e causa desconforto aos homens pretos.”

Em seguida, Helio, que é negro, acrescentou: “Acho exagero imolar o humorista em praça pública. Processo é bobagem. Danilo não apontou o dedo na cara de nenhum preto e disse ‘olha aqui, seu macaco.’ Ele fez uma piada, quem não gostou expôs sua opinião Eu não gostei.”

Apesar da posição em defesa de Gentili, a crítica de La Peña à piada não agradou o humorista do CQC. No final da tarde de quarta-feira, o humorista Rafinha Bastos, colega de CQC, já havia provocado o rival do “Casseta & Planeta” no Twitter: “O @danilogentili fez piada de preto e o @lapena não gostou. Devo parar de rir das piadas velhas de gaúcho q o Casseta faz?”

Horas depois, veio a provocação de Gentili, com a página do “Almanaque Casseta Popular” e suas 23 piadas sobre negros. La Peña não quis comentar pessoalmente o ataque, mas colocou em seu microblog, no Twitter, o comentário de um leitor, Rafa Santana, que parece expressar a sua opinião: “@lapena falou da piada de @DaniloGentili, e não das piadas de negro em geral, não entendi a crítica que estão dando”

Briga entre humoristas têm obrigação de ser bem-humorada. Aguardemos os próximos capítulos. 

Último Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Televisão

1

Televisão

Sancionado título de cidadão paraibano ao apresentador Marcos Mion

2

Televisão

Cauã Reymond se manifesta sobre polêmicas nos bastidores da novela ‘Vale Tudo’

3

Televisão

Ao vivo: repórter da TV Arapuan leva banho de água empoçada durante matéria sobre chuvas em João Pessoa

4

Televisão

Psicólogo paraibano é selecionado para participar do Masterchef Brasil 2025

5

Televisão

Fantástico, da Rede Globo, grava reportagem com paraibana Isadora Cruz em praia de Lucena; atriz estrela nova abertura do programa