Mar do Sertão

Paraibana protagonista da nova novela da Globo celebra nordestinos no elenco: ‘As pessoas querem gente nova’

Novela das seis estreia no dia 22 de agosto e trará triângulo amoroso com personagens de Isadora Cruz, Sergio Guizé e Renato Góes.

Paraibana protagonista da nova novela da Globo celebra nordestinos no elenco: 'As pessoas querem gente nova'

Isadora Cruz como Candoca, protagonista de 'Mar do Sertão', da Rede Globo. — Foto:Reprodução

Depois de três filmes alternativos rodados nos Estados Unidos nos últimos anos, a atriz Isadora Cruz está animada por protagonizar um “novelão”. É assim que “Mar do Sertão”, novela das 18h que estreia no próximo dia 22, escrita por Mario Teixeira e com direção artística de Allan Fiterman, tem sido chamada nos bastidores.

— Estou gostando desse termo porque é a típica novela mesmo. Tem todos os arquétipos de, por exemplo, um “Bem-Amado” ou um “Roque Santeiro”, com o coronel, o prefeito da cidade, os jagunços. A mocinha é um pouco diferente porque rompe muitos preconceitos — diz a paraibana, de 24 anos.

A tal mocinha é a personagem dela, Candoca, uma professora da fictícia Canta Pedra, cidade do sertão onde o coronelismo controla a água da região. A jovem sonha em ser médica para melhorar as condições de vida do povo da cidade e acaba se envolvendo em um triângulo amoroso com Zé Paulino (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes), filho do todo-poderoso da região, Tertúlio (José de Abreu):

— Candoca é muito feminista, traz essa força da mulher independente, que segue os sonhos a despeito dos amores. E levanta bandeiras importantes que são as causas animal e ambiental.

Nascida em João Pessoa, Isadora é um dos muitos artistas nordestinos do folhetim. Mario e Allan quiseram que a trama tivesse sotaques reais (e múltiplos) da região em diversos personagens — algo pouco comum em produções que retrataram o sertão até então.

— Quando você não dá oportunidades para atores que têm um domínio maior daquela história, para colocar os mesmos atores desse eixo Rio-São Paulo, me corta o coração — diz Isadora.

Inclusive, ela diz ficar “arrepiada” ao pensar que, a partir de novembro, quando estrear “Travessia”, obra de Glória Perez que substitui “Pantanal”, serão duas paraibanas protagonizando novelas da emissora: ela e Lucy Alves.

— Lucy é de João Pessoa. Não a conheço, mas sou louca para conhecer — diz Isadora, que descreve a capital como uma cidade onde todo mundo se esbarra.

Um exemplo disso é Juliette. Isadora frequentava o estúdio de maquiagem onde a vencedora do “BBB 21” trabalhava antes de entrar no reality show e a tinha na lista de seguidores do Instagram. Quando a viu na TV…

— Botei pra seguir e mandei algumas mensagens para ela.

Além de nomes fora do Sudeste, há aposta em atores não tão conhecidos dos noveleiros. A própria Isadora, por exemplo, só havia feito “Haja coração” (2016) na Globo antes. Outros exemplos são Matteus Cardoso e Lucas Galvino:

— Geralmente, as novelas acabam reciclando os mesmos atores. As pessoas estão querendo gente nova, outros jeitos e histórias. Isso é sinal dos tempos. “Pantanal” é a prova de que dá certo.

COMPARTILHE

Bombando em Televisão

1

Televisão

Ator Drake Bell revela abusos sofridos na adolescência durante série da Nickelodeon

2

Televisão

Guia de Turismo da Paraíba participa do reality ‘Largados e Pelados’

3

Televisão

BBB24: Tadeu Schmidt fala com os brothers sobre a expulsão de Wanessa Camargo

4

Televisão

BBB 24: Wanessa Camargo é expulsa após dar tapa em Davi

5

Televisão

Globo encerra contrato com Fátima Bernardes após 37 anos