
Uma suposta gafe cometida por uma repórter da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), emissora afiliada da Globo no Paraná, se tornou um dos vídeos mais acessados no YouTube nesta semana. Gizah Batista fazia um “vivo” em uma feira de Curitiba, quando interrompeu o que falava para atender o celular que estava em seu bolso. A matéria foi ao ar no Paraná TV há mais de um mês, mas só agora repercutiu após o vídeo cair na internet. Veja abaixo:
O ato deixou telespectadores e internautas intrigados e a jornalista acabou sendo alvo de diversas críticas. Muitos debocharam da repórter e boatos de que ela havia sido demitida foram espalhados pela web. No entanto, nesta quinta-feira, 11 de agosto, a RPC resolveu esclareceu o ocorrido. Informou que Gizah não foi demitida e que aconteceu uma falha de comunicação no sistema de retorno usado pelos editores para se comunicarem com a equipe.
Segundo a emissora, o aparelho colocado no ouvido da repórter ficou mudo e, por causa disso, ela pensou não estar mais no ar quando o celular tocou. Atendeu acreditando que fosse uma chamada originada da redação. A RPC informou ainda que Gizah continua trabalhando normalmente e que já fez outras entradas ao vivo.
Problemas como esse são comuns de ocorrer durante os telejornais. Na internet, também ficou famoso o “vivo” do “sanduíche-iche”, no qual uma repórter de Recife entrevistava a nutricionista Ruth Lemos. Neste caso, um delay no ponto eletrônico usado pela entrevistada a fez repetir as palavras que dizia, resultando em uma cena hilária.