
Dani Ornellas, Cinnara Leal e Roberta Rodrigues integraram o elenco da novela Nos Tempos do Imperador. — Foto:Reprodução/Instagram
Roberta Rodrigues, 39 anos de idade, Dani Ornellas, 43 anos, e Cinnara Leal, 44 anos, ganharam apoio de famosos após denunciar racismo durante das gravações da novela Nos Tempos do Imperador. Atrizes como Olívia Araújo, atualmente no elenco de Além da Ilusão, e Juliana Alves fizeram publicações para enaltecer as atrizes que prestaram queixa na área de compliance da TV Globo pelo preconceito racial sofrido nos bastidores da novela, que teve sua exibição encerrada no dia 4 de fevereiro.
As queixas das atrizes foram direcionadas a Vinicius Coimbra, diretor geral da novela. Na quinta-feira (17), o afastamento temporário do profissional foi comunicado internamente na TV Globo, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Procurada, o departamento de comunicação da TV Globo informou que não vai se manifestar sobre o caso. “A Globo não comenta questões relacionadas a compliance, em razão do compromisso de sigilo previsto em nosso Código de Ética”, afirmou em nota enviada por email para Quem.
As especulações de que as gravações de Nos Tempos do Imperador tinham terminado com entreveros entre atrizes e diretores ganharam força após a exibição do último capítulo. Nele, Lupita, personagem de Roberta Rodrigues, não apareceu, deixando apenas uma carta. Como o papel foi um dos mais populares da trama, a ausência da atriz causou estranhamento. Procurada por Quem na ocasião, a assessoria da atriz afirmou que ela ainda não falaria sobre o assunto. Nas redes sociais, Roberta explicou apenas que o motivo da ausência no desfecho da trama não havia sido o afastamento por Covid-19.
Na manhã desta sexta-feira (18), Cinnara agradeceu aos posts de apoio. “Muito obrigada, irmã”, escreveu para Olívia Araújo. “Amiga, obrigada por não ter nunca soltado as nossas mãos”, postou Roberta ao comentar o post de Juliana Alves.
Nas redes sociais, artistas como Bruno Gagliasso, Taís Araujo, Malu Galli, Aline Wirley e Lucy Ramos também deixaram comentários em apoio às atrizes em posts sobre o caso de racismo.
Juliana Alves: “Hoje posso deixar público aqui meu apoio a Roberta Rodrigues, Dani Ornellas e Cinara Leal, atrizes gigantes, que viveram na pele um período de graves e dolorosos atos de racismo. O caso tem suas especificidades e gravidade, mas é importante lembrarmos que casos de racismo acontecem cotidianamente no audiovisual e se manifesta de diversas formas. Ninguém quer ter que continuar falando e reagindo a isso. Nosso desejo é simplesmente atuar e fazer nossa arte. Mas quando uma atriz negra chega em um set de gravação ou filmagem, muitas vezes ela já enfrentou uma barra nos bastidores, desde o processo de caracterização para a personagem. São anos de histórias em comum. Como já disse Viola Davis: ‘A diferença entre atrizes negras e brancas são as oportunidades’. Inclusive de poder ‘simplesmente atuar’ e não ter mais esse tipo de obstáculo.”
Cacau Protásio: “Rainhas, recebam meu amor, meu carinho, meu abraço, meu afeto… Nós merecemos respeito.”
Olívia Araújo: “O que nos atravessa na maioria das vezes é muito difícil compreender.”
Malu Galli: “Fecho com vocês”
Taís Araujo: “Juntas”