Denúncia

Sikêra Jr e RedeTV! são acusados no Ministério Público por homofobia e transfobia

Documento pede investigação de condutas do apresentador e da emissora.

Sikêra Jr; RedeTV!; condenação; Justiça

O apresentador exibiu, em seu programa, imagem de um motorista de aplicativo que foi considerado inocente pela Justiça.

As acusações da Associação dos LGBTQI+ contra o apresentador Sikêra Jr e a RedeTV! chegaram ao Ministério Público de São Paulo. Representada pelo ativista Agripino Magalhães, a instituição pede ao órgão a abertura de inquérito policial para investigar a conduta do comunicador e da emissora na qual ele apresenta o ‘Alerta Nacional’.

No documento, elaborado pelo advogado Ângelo Carbone, Sikera é acusado de atacar os LGBTQI+ ao tentar “associar drogas e substâncias entorpecentes ao grupo, promover discurso de ódio e transfobia, com intuito meramente de ganhar audiência”. 

Já a RedeTV! é acusada de se omitir e não fiscalizar seus programas para impedir que “maus apresentadores, para ganhar audiência, além de escrachar os LGBTQI+, ainda coloque em risco as vidas dos mesmos.

A denúncia, que poderá ou não ser aceita pelo MP, também cita que, além dos discursos de ódio, Sikera “festeja a morte de pessoas que possam ter praticado crimes”. O documento afirma que o ‘Alerta Nacional’ comandado por Sikera é de caráter duvidoso e temerário e criminoso”. A Associação dos LGBTQI+ quer que Sikera, a RedeTV! e os funcionários envolvidos no programa respondam por possíveis crimes de homofobia, transfobia, discurso de ódio, apologia ao crime e por uma comparação dos usuários de drogas com os LGBTQI+.

O documento enviado ao MP contém prints de uma das publicações de Sikera, que foi retirada do ar pelo Instagram por ser considerada transfóbica. “Transgênero é uma pessoa que não aceita o próprio nome, o próprio corpo, a própria voz, a própria vida, mas quer ser aceito por todo mundo”, diz o post removido pela plataforma. Já no ‘Alerta Nacional’, entre outras falas, Sikera chegou a associar usuários de drogas a homossexuais ao dizer que “todo maconheiro dá o anel”.

COMPARTILHE

Bombando em Televisão

1

Televisão

Ator Drake Bell revela abusos sofridos na adolescência durante série da Nickelodeon

2

Televisão

Guia de Turismo da Paraíba participa do reality ‘Largados e Pelados’

3

Televisão

BBB24: Tadeu Schmidt fala com os brothers sobre a expulsão de Wanessa Camargo

4

Televisão

BBB 24: Wanessa Camargo é expulsa após dar tapa em Davi

5

Televisão

Globo encerra contrato com Fátima Bernardes após 37 anos