Os times de futebol mais valiosos geraram legiões de fãs pelo mundo. Seus jogadores, também. Por conta da grande visibilidade, as marcas são capazes de pagar milhões de dólares por espaços em suas camisas. Os acordos de patrocínio são divididos em duas categorias: a de materiais esportivos, como a Nike e Adidas, e a de patrocínio máster, que paga por anúncios nas camisas.
Os contratos de uniforme ficaram em evidência quando, em 2014, a Chevrolet pagou US$ 559 milhões para o Manchester United por 7 anos de anúncios. Isso equivale a US$ 80 milhões por ano. Recentemente, o Chelsea assinou contrato de US$ 57 milhões por ano com a Yokohama Rubber.
Empresas de artigos esportivos costumam pagar mais, pois há mais exposição de marca, já que as camisas utilizadas pelos jogadores também são comercializadas para os consumidores. O topo da lista pertence ao Real Madrid, que assinou há um ano contrato de US$ 1,6 bilhão com a Adidas.
Confira os 10 contratos de patrocínio mais valiosos:
10. Paris Saint-Germain
Material esportivo: Nike, US$23 milhões/ano
Uniforme: Emirates, US$28 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$51 milhões/ano
09. Juventus
Material esportivo: Nike, US$26 milhões/ano
Uniforme: Jeep, US$19 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: Sportsfive, US$7 milhões/ano
Total: US$53 milhões/ano
08. Manchester City
Material esportivo: Nike, US$17 milhões/ano
Uniforme e Naming Rights no Estádio: Etihad, US$57 milhões/ano
Total: US$74 milhões/ano
07. Liverpool
Material esportivo: New Balance, US$ 36 milhões/ano
Uniforme: Standard Chartered, US$ 43 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$79 milhões/ano
06. Barcelona
Material esportivo: Nike, $40 milhões/ano
Uniforme: Qatar Sports Investments e Intel, US$ 41 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$ 81 milhões/ano
05. Arsenal
Material esportivo: Puma, US$ 43 milhões/ano
Uniforme e Naming Rights no estádio: Emirates, US$ 43 milhões/ano
Total: US$ 86 milhões/ano
04. Chelsea
Material esportivo: Adidas, US$ 41 milhões/ano
Uniforme: Yokohama Rubber, US$ 57 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$ 99 milhões/ano
03. Bayern Munich
Material esportivo: Adidas, US$ 68 milhões/ano
Uniforme: Deutsche Telekom, US$ 34 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: Allianz, US$ 9 milhões/ano
Total: US$ 111 milhões/ano
02. Manchester United
Material esportivo: Adidas, US$ 107 milhões/ano
Uniforme: Chevrolet, US$ 80 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: Aon, US$ 22 milhões/ano
Total: US$ 209 milhões/ano
01. Real Madrid
Material esportivo: Adidas, US$ 158 milhões/ano
Uniforme: Emirates, US$ 34 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: United Arab Emirates, US$ 28 milhões/ano
Total: US$ 220 milhões/ano