Depredação

Árvore do Amor, símbolo do turismo no Rio Grande do Norte, tem raízes cortadas

A Prefeitura de Maxaranguape, município onde fica localizada a árvore, constatou o crime ambiental e garantiu que irá tomar providências para identificar os responsáveis.

Árvore do Amor, símbolo do turismo no Rio Grande do Norte, tem raízes cortadas

Um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, a Árvore do Amor, foi depredada e teve parte de suas raízes cortadas nesta semana. O caso gerou repercussão nas redes sociais e foi lamentado pelos internautas, conforme apurou o ClickPB.

O fato foi detectado nesta terça-feira (27) por pessoas que costumam trabalhar e frequentar o local. A Prefeitura de Maxaranguape, município onde fica localizada a árvore, constatou o crime ambiental e garantiu que irá tomar providências para identificar os responsáveis.

A suspeita é de que as raízes tenham sido cortadas durante a madrugada. O caso foi informado aos órgãos ambientais estaduais e denunciado à polícia. Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que enviou uma equipe de fiscalização ao local para apurar o caso e “adotar as medidas administrativas cabíveis”.

Vários ramos das raízes da Árvore do Amor, que ficam acima do solo, foram cortados. Moradores da região acreditam que o corte da raiz possa ter acontecido para extração de uma espécie de cola. Porém, não há confirmação sobre essa teoria.

Apesar dos danos às raízes, os cortes não devem provocar a morte da Árvore do Amor. A Árvore do Amor é formada por duas plantas da espécie gameleira, que acabaram unindo seus caules e formando um arco na copa.

O local se tornou um famoso ponto turístico devido à beleza natural que parece esculpida à mão. Além de estar localizada em um bonito mirante com vista para o mar, as árvores unidas se tornaram um símbolo romântico.

Casais apaixonados vão até o local para trocar juras de amor e até mesmo para eternizar momentos. O local já acolheu até mesmo cerimônias de casamento.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Todo Natalense (@todonatalense)

Árvore é símbolo de Maxaranguape

A Prefeitura de Maxaranguape repudiou o episódio que classificou como crime ambiental contra o “símbolo maior do município”.

“Estamos providenciando um boletim de ocorrência criminal, acionando todos os órgãos competentes, IDEMA, IBAMA, Governo do Estado, Polícia Militar, Ambiental e pedindo colaboração de todos que possam ajudar a identificação dos infratores e aplicação das devidas penalidades de acordo com a Lei”, declarou a Prefeitura.

Além das denúncias registradas, a prefeitura pediu colaboração “de todos que possam ajudar na identificação dos infratores e aplicação das devidas penalidades de acordo com a Lei”.

 

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Condomínio coloca Serra da Raiz no mapa do Turismo Brasileiro; veja vídeos

2

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 5,4% e estado é primeiro do Nordeste no ranking do faturamento, aponta Fecomercio-SP

3

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

4

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

5

Turismo

Azul amplia operação para São João e Campina Grande terá novos voos vindos do Rio, Belo Horizonte, Aracaju e Petrolina