Cabo Branco

Ativistas promovem ato público e cobram a secretária de JP audiência para salvar barreira

Além do pessoal do Minha Jampa, participaram do ato o Grupo Amigos da Barreira, Cidade Bike, Escritório Praia e Ocupa Cultura, além do Projeto Mais Natação

Ativistas promovem ato público e cobram a secretária de JP audiência para salvar barreira

Barreira do Cabo Branco — Foto:Divulgação

A rede Minha Jampa e diversos outros coletivos organizados de João Pessoa realizaram ato público na manhã desta terça-feira (19) na Barreira do Cabo Branco, para cobrar providências para contenção da erosão e degradação da Barreira do Cabo Branco. Além do pessoal do Minha Jampa, participaram do ato o Grupo Amigos da Barreira, Coletivo Ocupa Cultura, Cidade Bike e atletas do projeto Mais Natação e Sup Club PB.

Os ativistas cobram a realização de uma audiência, apartidária, em um local público para participação da população, como a Estação Ciência. Uma das coordenadoras do Minha Jampa, Andréa Porto, destacou a fragilidade da barreira e a necessidade de ações urgentes. “A gente vai juntar todas as assinaturas e vamos entregar a Daniella Bandeira”, disse Andréa Porto, referindo-se à secretária de Planejamento de João Pessoa.  A entrega da petição está prevista para esta quinta-feira.

São vários coletivos que estão querendo ser ouvidos e estão querendo ouvir também a prefeitura. Não estamos interessados nas disputas políticas entre Estado e Prefeitura, a gente só quer saber o que de fato vão fazer com um parque que é nosso”, explicou. 
Uma petição online foi aberta no dia 11 de julho para cobrar da secretária de planejamento do município, Daniella Bandeira, a realização de uma audiência pública no auditório da Estação Ciência para esclarecimento das ações, impactos e custos das obras de contenção da Barreira do Cabo Branco.

De acordo com a Minha Jampa. “a pressa da prefeitura municipal de João Pessoa em iniciar as obras de contenção da barreira levanta suspeitas tanto pelo custo (R$ 80 milhões), quanto pela falta de transparência e de estudos de impacto ambiental”. 

Para a Minha Jampa, a população não  tem participado das audiências e mesa redonda realizadas para discutir o problema.  

“A licença prévia da obra já foi concedida pela Sudema sem a apresentação de dois estudos de impacto. A petição criada pela Minha Jampa, em parceria com o Grupo Amigos da Barreira, cobra de Daniella Bandeira a realização de uma audiência pública no auditório da Estação Ciência. O objetivo é esclarecer as ações, impactos e custos das obras, antes que as outras licenças necessárias para realização da obra sejam concedidas”, afirma a Minha Jampa.

Rede – Minha Jampa é uma rede mobilizadora de pessoas e comunidades para atuar em demandas urgentes da nossa cidade. Utilizamos a internet e a tecnologia para potencializar nossas mobilizações, acreditamos que o trabalho em parceria é fundamental para legitimar as causas de quem já luta por elas há tempos.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Plataforma destaca João Pessoa como um dos quatro destinos mais procurados para quem gosta de apreciar tranquilidade

2

Turismo

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

3

Turismo

Orla de Cabedelo vai ganhar 29 quiosques, ciclovia e outras melhorias; inauguração está prevista para este ano

4

Turismo

Condomínio coloca Serra da Raiz no mapa do Turismo Brasileiro; veja vídeos

5

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 5,4% e estado é primeiro do Nordeste no ranking do faturamento, aponta Fecomercio-SP