Brasil

‘Há um esforço de desacreditar o processo eleitoral’, diz Barroso

Apesar do atraso na divulgação da totalização dos votos no dia 15, Barroso comemorou a atuação do TSE no primeiro turno.

'Há um esforço de desacreditar o processo eleitoral', diz Barroso

Luís Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE. — Foto:Pablo Jacob/Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira que existe um esforço de desacreditar o processo eleitoral quando o resultado não agrada determinado grupo. Ele citou como exemplo a atuação de milícias digitais no Brasil nas eleições municipais do dia 15 e também a eleição presidencial dos Estados Unidos em que, mesmo com a vitória numérica de Joe Biden nas urnas, há resistência por parte de aliados do presidente Donald Trump em admitir a derrota.

— O autoritarismo, que é um fenômeno que sempre assombrou a América Ltina, a África, a Ásia e a Europa, que é uma tentação permanente de quem chega ao poder, uma versão contemporânea do autoritarismo são essas milícias digitais que atuam na internet, procurando destruir as instituições e golpeá-las, criando um ambiente propício para a desdemocratização. E, com muita frequência, mesmo nas democracias, há um esforço de desacreditar o processo eleitoral quando não favoreça essa crença. É o que hoje se observa, segundo alguns autores nos Estados Unidos, com a recusa de aceitação do resultado que já parece definido — disse Barroso durante uma palestra no Instituto Insper.

Apesar do atraso na divulgação da totalização dos votos no dia 15, Barroso comemorou a atuação do TSE no primeiro turno.

— Conseguimos fazer uma eleição, conseguimos que o plano de segurança fosse observado e que não houvesse disseminação da doença, conseguirmos uma abstenção bem baixa, de 23%, conseguimos controlar as fake news, divulgar o resultado no mesmo dia, e as pessoas só falam que teve um problema operacional no computador e atrasou duas horas e cinquenta minutos. Portanto, a gente precisa se libertar de uma visão negativa e celebrar as coisas boas — afirmou o ministro.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul causam prejuízo de R$ 4,6 bilhões e atingem 78% dos municípios

2

Brasil

Fake news atrapalham ajuda para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

3

Brasil

Avaliação do governo Lula cai para 37%, menor índice desde o início da gestão, aponta CNT

4

Brasil

STJ mantém prisão do motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

5

Brasil

Chuvas no Rio Grande do Sul podem ter destruído 5% da produção nacional de arroz