Tecnologia

Procon notifica Apple a esclarecer venda de iPhones sem carregador

A empresa tem 72 horas para apresentar explicações que vão da razão da decisão de não vender mais o smartphone com dispositivo.

Procon notifica Apple a esclarecer venda de iPhones sem carregador

A Apple praticamente obriga o consumidor a fazer duas compras do mesmo produto, praticamente uma venda casada — avalia Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP — Foto:Reprodução/Apple

RIO — O Procon-SP notificou a Apple, nesta terça-feira, a prestar esclarecimentos sobre a venda dos novos iPhones sem carregador.

A empresa tem 72 horas para apresentar explicações que vão da razão da decisão de não vender mais o smartphone com dispositivo até o valor que o consumidor poderá adquirir o carregador isoladamente, incluindo o tempo estimado de duração da bateria do aparelho.

— A venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade. A Apple praticamente obriga o consumidor a fazer duas compras do mesmo produto, praticamente uma venda casada — avalia Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP

O Procon-SP quer saber também se o consumidor tem alternativa para utilização de outros dispositivos com a mesma função e também como funcionará a garantia, já que celular e carregador poderão ser comprados em diferentes datas.

Procurada, a Apple ainda não respondeu sobre a notificação da entidade.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Honda faz ‘mega recall’ no Brasil por defeito na bomba de combustível

2

Tecnologia

Estabelecimentos com ‘cardápio digital’ vão ter que ofertar internet grátis a clientes, na Paraíba

3

Tecnologia

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

4

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp