Mundo

Um mês após a explosão em Beirute, comércio inicia retomada: ‘Vamos levantar de novo’

Por necessidade financeira ou ato de desafio, um punhado de comércios reabriu em ruas que ainda estão em grande parte em ruínas, onde trabalhadores e voluntários trabalham dia após dia.

Um mês após a explosão em Beirute, comércio inicia retomada: 'Vamos levantar de novo'

Mulher observa local de explosão em zona portuária de Beirute um mês após incidente — — Foto:ANWAR AMRO / AFP

Em uma pequena loja devastada pela gigantesca explosão de 4 de agosto em Beirute, Claudette costura a bainha de uma saia laranja com sua velha máquina após ressuscitar seu negócio para “continuar vivendo”.

Um mês após a explosão que destruiu bairros inteiros na capital libanesa, matando 191, ferindo 6.500 e deixando 300 mil desabrigados, a vida lentamente retoma seu curso nas áreas mais afetadas.

Por necessidade financeira ou ato de desafio, um punhado de comércios reabriu em ruas que ainda estão em grande parte em ruínas, onde trabalhadores e voluntários trabalham dia após dia.

“A explosão destruiu tudo aqui, mas decidi voltar, não tenho escolha”, diz Claudette, uma costureira de 60 anos, cujo olhar reflete o drama de um mês atrás.

“Meu marido está desempregado e meu filho de 33 anos foi demitido por conta da crise econômica”, a mais grave no país em décadas.

“Ele tem dois filhos e um aluguel a pagar, sou obrigada a ajudá-lo”, explica Claudette, diante de uma estante onde vários carretéis de fios de cores diferentes estão alinhados.

Graças a doações de uma associação, a fachada de vidro de sua loja foi reinstalada. Mas ela pagou o conserto do motor de sua máquina de costura.

Claudette teme que a rua fique “deserta” por muito tempo, enquanto as obras de reconstrução se arrastam. “A maioria dos meus clientes morava aqui. Receio que nunca mais voltem”, confessa.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Sonda da Agência Espacial Europeia detecta ‘aranhas’ em Marte

2

Mundo

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

3

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

4

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

5

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência