Brasil

Galinha surpreende ao botar ovos de tamanhos diferentes no interior de SP: ‘Coisa de outro mundo’, diz dona

Segundo Emanuela Ferreira da Silva, que é moradora de Salto (SP), os ovos medem de 1,5 centímetro a 7,5 centímetros.

Galinha surpreende ao botar ovos de tamanhos diferentes no interior de SP: 'Coisa de outro mundo', diz dona

A médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt explica que a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer. — Foto:Reprodução

Uma galinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos, em Salto (SP). De acordo com Emanuela Ferreira da Silva, de 19 anos, os ovos da Amarelinha, como a ave é chamada, medem de 1,5 centímetro a 7,5 centímetros.

Em entrevista ao G1, Emanuela afirmou que percebeu a diferença nos tamanhos dos ovos da galinha há cerca de um mês.

“Ela é saudável. Nós a temos há três anos, mas só de um mês para cá ela vem botando esses ovos diferentes. Minha mãe todo dia colhe ovo e, quando ela viu isso, achou estranho. O menor [tem só 1,5 centímetro e tem alguns que são bem maiores. O maior de todos não cheguei a medir, porque nós quebramos para ver como era dentro”, diz.

Emanuela afirma ainda que as pessoas acharam bem diferente, mas gostaram da “peculiaridade” da galinha.

“Quando vi, não acreditei. As pessoas acharam coisa de outro mundo. Eu não sei explicar, mas é bem diferente. Cada dia chegar no ninho dela e achar um tamanho de ovo diferente é muito legal”, diz.

Por que isso acontece?

A médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt explica que a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer.

Ela conta que alguns fatores podem influenciar na diferença de tamanho dos ovos do animal, como a alimentação, a idade ou até mesmo algum problema fisiológico ou reprodutor.

“É comum, mas não normal, principalmente em aves que conseguimos ter em casa. Não esperamos esse tipo de ovo, mas, dependendo da ave, pode ter um tipo diferente de casca, coloração, tamanho. O ideal é ter um padrão variando entre os tamanhos do início da vida reprodutiva até estar madura, mas não é para ser tão grande”, afirma.

“Ela vai acabar normalizando essa situação por fator externo, como a alimentação. Mas tem que ver outros fatores do ovo, como se está com defeito na casca. Se for muito grande, pode ter problema anatômico, se ela não está adaptada a fazer isso”, diz.

Regina afirma que, apesar da diferença de tamanho dos ovos e, em alguns casos, da coloração, o consumo não causa problemas para a saúde.

“Muita gente não sabe, mas as galinhas têm ovos com tamanhos e colorações diferentes. Aquele ovo que compramos no mercado tem um certo padrão por questão comercial, com o mesmo tamanho e cor, mas o ovo pode ser verdinho, vermelhinho, e pode ser consumido normalmente”, completa.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Relatório pede reforma “urgente” na Praça dos Três Poderes, em Brasília

2

Brasil

Mulher suspeita de ajudar na fuga do presídio federal de Mossoró é presa

3

Brasil

Polícia vai investigar como homicídio morte de publicitário após ida a sauna gay

4

Brasil

Câmara reajusta valores, e deputados vão ganhar R$ 842 por dia em viagens a trabalho

5

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha