Campina Grande

CRM afirma que equipe de auditoria será substituída, após denúncias de irregularidades na FAP

O Conselho, segundo ele, vai apurar se houve infração ética por parte da médica denunciada, devido aos valores baixos para os procedimentos.

CRM afirma que equipe de auditoria será substituída, após denúncias de irregularidades na FAP

FAP confirma que médicos ainda estão paralisados — Foto:Divulgação

Após denúncias de irregularidades no pagamento das Autorizações para Internações Hospitalares (AIHs), no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP),a Secretaria de Saúde de Campina Grande vai substituir a equipe de auditoria. A informação é do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM), confirmada pela própria FAP. 

A decisão sobre a troca da equipe de auditoria é decorrente de um acordo. “Um dos pleitos dos médicos é que a auditora fosse substituída. Essa substituição está acontecendo hoje. Isto feito, eles devem retornar o atendimento”, disse o médico  Antônio Henriques de França Neto, vice-presidente do CRM. O Conselho, segundo ele, vai apurar se houve infração ética por parte da médica denunciada, a auditora. 

As denúncias foram realizadas por médicos cirurgiões da FAP. Segundo eles, há distorções entre procedimentos solicitados na AIH e os valores pagos na FAP. Os códigos dessas autorizações teriam sido fraudados para que os valores a serem recebidos fossem menores. As irregularidades envolvem o Setor de Auditoria, ligado à Gerência de Regulação e Serviços de Auditoria em Saúde e a Diretoria de Planejamento e Regulação. 

Uma sindicância também foi aberta pela Secretaria de Saúde de Campina Grande. O ato foi publicado no Semanário Oficial. A sindicância deve ser concluída em um prazo de 30 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período, a contar do dia 3 de julho, data da publicação. 

Os médicos continuam com as atividades paralisadas, desde as denúncias, no início de julho. Eles aguardam o posicionamento da Prefeitura de Campina Grande ou da FAP. A Secretária de Saúde pretende realizar o pagamento dos possíveis valores devidos aos médicos, caso haja a conclusão de que há dívidas com eles. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dia D de vacinação em João Pessoa tem postos abertos neste sábado até as 21h

2

Saúde

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos da febre Oropouche; 13 estados notificaram doença

3

Saúde

Paraíba realiza Dia D de vacinação contra gripe amanhã; imunizante está liberado para toda população

4

Saúde

Vacina contra câncer de pele está nos últimos testes: veja quem vai poder tomar

5

Saúde

Sancionada lei que institui a política de prevenção e tratamento de Endometriose na Paraíba