Lei

Mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade no atendimento de cirurgias reparadoras

A mulher vítima de violência doméstica e familiar terá prioridade no atendimento nos serviços públicos de saúde quando necessitar de um procedimento cirúrgico estético reparador.

Mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade no atendimento de cirurgias reparadoras

De acordo com o texto, o Poder Executivo poderá regulamentar a lei para garantir sua execução — Foto:Reprodução

Foi promulgado nesta terça-feira (18) o projeto de lei que estabelece a prioridade no Serviço Único de Saúde (SUS) para realização de cirurgias plásticas em mulheres vítimas de violência doméstica. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, promulgou o projeto de lei após o veto ter sido derrubado em plenário.

O projeto foi publicado na edição desta terça-feira (18) do Diário Oficial do Estado da Paraíba. A propositura foi feita pelo deputado estadual Wallber Virgolino.

O governador João Azevêdo havia vetado o projeto de lei. No entanto, na última semana, 19 deputados votaram pela derrubada do veto e somente seis parlamentares optaram por manter o impedimento ao Projeto de Lei.

O projeto de lei estabelece que a mulher vítima de violência doméstica e familiar possa ter prioridade no atendimento nos serviços públicos de saúde quando necessitar de um procedimento cirúrgico estético reparador.

De acordo com o texto, o Poder Executivo poderá regulamentar a lei para garantir sua execução. Ainda foi estabelecido que o dano físico estético de que fala a lei se caracteriza quando a mulher passa a “apresentar, em decorrência de violência, qualquer deformidade ou deficiência em relação aos parâmetros clínicos estéticos reconhecidos pela comunidade médica”.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Feira reúne empresários e gestores públicos para reforçar projetos de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa

2

Política

Pedro Cunha Lima diz que PSDB na Paraíba foi surpreendido com “equívoco” em ação contra Adriano Galdino e aponta contradição

3

Política

Certidão oficial mostra que Corrinha Delfino burlou sistema do TCE para acumular cargos e receber salários ilegais

4

Política

Executiva Nacional do PSDB oficializa desistência de ação contra Adriano Galdino

5

Política

Marco Antônio nega voto ao irmão, Marcelo Queiroga, na eleição para prefeito de João Pessoa: “meu prefeito é Cícero”