Recorde

Maior avião do mundo decola na Califórnia; envergadura tem 117 metros

Máquina possui 117 metros de envergadura, sendo maior que um campo de futebol, e tem um cumprimento tem 73 metros do nariz à cauda.

Maior avião do mundo decola na Califórnia; envergadura tem 117 metros

O aparelho, que consiste em duas máquinas gêmeas, voou durante duas horas e meio sobre a Califórnia — Foto:Reprodução

O maior avião do mundo em envergadura voou pela primeira vez neste sábado (13) sobre o estado de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos. Batizada de Stratolaunch, a aeronave tem 117 metros de envergadura, maior que um campo de futebol oficial, que mede até 110 metros, e tem um cumprimento de 73 metros do nariz à cauda.

O maior avião do mundo foi desenvolvido pela empresa de mesmo nome e quebra o recorde que pertencia ao hidroavião Hughes H-4 Hercules, que possuía 98 metros de envergadura e voou pela primeira vez em 1947.

Segundo a Stratolaunch , o objetivo é que a aeronave funcione como uma plataforma móvel para o lançamento de satélites. A ideia é baratear o lançamento, reduzindo custos em relação aos foguetes lançados no solo.

Neste sábado, o aparelho, que consiste em duas máquinas gêmeas, voou durante duas horas e meio sobre a Califórnia, atingindo velocidades de 274 km/h e a altitude de 4.572 metros.

O piloto, Evan Thomas, disse aos jornalistas que a experiência foi “fantástica” e que “na maior parte do tempo, o avião voou como previsto”. Além disso, a equipe avaliou que a performance do  maior avião do mundo  ocorreu sem incidentes.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Aviões bombardeiros nucleares da Rússia voam a poucos quilômetros da costa dos EUA

2

Mundo

Boris Johnson esquece documento e é barrado em posto de votação por desobedecer lei criada por ele mesmo

3

Mundo

Ataque da Rússia derruba ‘Castelo do Harry Potter’ na Ucrânia e mata cinco pessoas

4

Mundo

Protestos pró-Palestina não se dispersam na Columbia e direção ameaça suspender manifestantes

5

Mundo

Sonda da Agência Espacial Europeia detecta ‘aranhas’ em Marte