Apreensão

‘O medo é o início das ditaduras’, diz papa Francisco

Declaração foi dada durante viagem de volta do Marrocos.

'O medo é o início das ditaduras', diz papa Francisco

Segundo o Pontífice, "muitas pessoas de boa vontade, não apenas católicos", estão "um pouco tomadas pelo medo", que é a "pregação usual dos populismos". — Foto:Reprodução

O papa Francisco alertou neste domingo (31), durante sua viagem de volta do Marrocos, que as ditaduras nascem a partir do medo. Segundo o Pontífice, “muitas pessoas de boa vontade, não apenas católicos”, estão “um pouco tomadas pelo medo”, que é a “pregação usual dos populismos”. “Semeiam o medo e depois tomam as decisões. O medo é o início das ditaduras”, disse Jorge Bergoglio, no avião papal.

Francisco citou o exemplo da Alemanha, que cedeu às promessas de Hitler, alimentadas pelo medo da população. “Semear o medo é fazer uma coletânea de crueldades, fechamentos e até de esterilidades”, acrescentou. Além disso, o Papa disse sentir “dor” ao ver pessoas que “preferem construir muros”. “Aqueles que fazem os muros acabarão prisioneiros dos muros que eles construíram. Já os que constroem pontes seguirão em frente”, ressaltou.

De acordo com Bergoglio, a Europa deve ser acolhedora e interromper a migração em massa com a “generosidade”, não com a “força”. “É verdade que um país não pode receber todos, mas tem toda a Europa para distribuir os migrantes, toda a Europa”, afirmou. (ANSA)

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Secretariado da ONU diz que está ‘pronto para ajudar o povo do Brasil’ após enchentes no Rio Grande do Sul

2

Mundo

Professora engravida de adolescente quando era investigada por abuso sexual de outro menor

3

Mundo

Hamas propôs cessar-fogo para adiar operação militar em Rafah, diz Netanyahu

4

Mundo

Primeira-ministra da Itália oferece ajuda ao Brasil para a tragédia do Rio Grande do Sul

5

Mundo

Israel tira Al Jazeera do ar e ordena fechamento de escritórios da emissora