Desempenho

Google descobre forma de economizar bateria de celular em até 63%

Em um dos dados apresentados, o YouTube com o modo escuro ativado chegou a apresentar ganhos de 60% na autonomia com o vídeo pausado.

Google descobre forma de economizar bateria de celular em até 63%

A pesquisa monitorou o gasto de energia de acordo com as cores exibidas na tela do celula — Foto:Reprodução

O uso de interfaces com cores escuras pode economizar baterias de celulares, segundo o Google. Durante o Android Dev Summit 2018, encontro que reúne especialistas e desenvolvedores da plataforma, foram divulgados resultados de um estudo que mostra como o uso de cores da interface gráfica pode impactar o consumo de energia em smartphones. Em um dos dados apresentados, o YouTube com o modo escuro ativado chegou a apresentar ganhos de 60% na autonomia com o vídeo pausado.

A pesquisa monitorou o gasto de energia de acordo com as cores exibidas na tela do celular. Em um dos experimentos, foram utilizados um Google Pixel de primeira geração e um iPhone 7 com brilho no máximo. Na comparação inicial, os dois smartphones atingiram consumo parecido de energia. Mas ao ativar o modo escuro do Android 9 (Pie), houve queda de 63% no gasto de bateria.

A mesma análise foi realizada com o tema escuro do YouTube para Android. Durante a análise, também com a tela no máximo, o consumo teve queda de 60% com o vídeo pausado. Em reprodução, a economia foi de 43%.

O Google mapeou também as cores que geram maior gasto de energia. Além do branco, o azul também aumenta o consumo em 25%. As cores vermelho e verde se mostraram mais econômicas.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Honda faz ‘mega recall’ no Brasil por defeito na bomba de combustível

2

Tecnologia

Estabelecimentos com ‘cardápio digital’ vão ter que ofertar internet grátis a clientes, na Paraíba

3

Tecnologia

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

4

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp