Polêmica na universidade

Alvo da PF, ADUFCG acredita em censura na apreensão de panfletos e pode abrir processo

A PF apreendeu material informativo da entidade na UFCG sob ordem da Justiça Eleitoral, que considerou que os panfletos têm conteúdo em favor de um candidato.

Alvo da PF, ADUFCG acredita em censura na apreensão de panfletos e pode abrir processo

Alvo da PF, ADUFCG acredita em censura na apreensão de panfletos e pode abrir processo — Foto:Reprodução

O diretor social da ADUFCG, Thiago Neves, disse ao ClickPB que amanhã (26) a associação e a ADUEPB, denunciadas, se reunirão com seus setores jurídicos para avaliar se entrarão com ação judicial contra a apreensão do material “Manifesto dos Professores e das Professoras da UFCG”. As diretorias da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG) e da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) se reuniram na tarde desta quinta-feira (25) para discutir a operação da Polícia Federal na manhã de hoje.

A PF apreendeu material informativo da entidade na UFCG sob ordem da Justiça Eleitoral, que considerou que os panfletos têm conteúdo em favor de um candidato.

O dirigente informou ao ClickPB que considera a ação um ato de censura e que não foi apreendido material de apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad. “Isso é informação falsa. Estão dizendo que foi desarticulado um comitê de campanha do PT, na UFCG. Isso é fake news.”

Thiago Neves explicou ainda sobre os panfletos apreendidos. “Todo manifesto é político, mas não em defesa de um candidato, na forma como as pessoas interpretam. Não há uma sucursal do PT aqui dentro da ADUFCG. Acreditamos em censura. Esse é mais um fato que nos alerta do quanto nesse momento atual estamos com as liberdades ameaçadas, impedidos de expressar nossas ideias. Tudo isso está ameaçado.”

O ClickPB entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFCG, a qual informou que ainda não há manifestação da reitoria sobre a ação da Polícia Federal na ADUFCG. Contudo, ontem (24), o reitor assinou uma nota em que defende “o respeito às diferenças, a defesa do convívio saudável, a preservação do interesse acadêmico e, acima de tudo, a preservação do elevado conceito institucional perante a sociedade.”

Veja a nota na íntegra da UFCG.

A Universidade Federal da Paraíba (UEPB) emitiu nota em que defende que “a troca de ideias na Universidade, em relação a quaisquer que sejam as teses, os temas ou mesmo candidaturas, não é de controle, em hipótese alguma, de tribunal algum.”

Veja na íntegra a nota da UEPB.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

2

Educação

Reta final do CNU: Saiba aumentar as chances de aprovação com dicas de especialista

3

Educação

Plano de Cargos e Carreira dos profissionais da educação da Paraíba é aprovado na Assembleia Legislativa

4

Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

5

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio