20 anos em 2

Após polêmica do slogan, Temer faz balanço de dois anos do governo

Nesses dois anos, Temer passou a liderar um governo que ostenta a queda da inflação e a redução da taxa de juros, mas que tenta lidar com o aumento no número de desempregados.

Após polêmica do slogan, Temer faz balanço de dois anos do governo

Temer tomou posse como presidente em exercício em 12 de maio de 2016, assumindo a Presidência efetivamente em 31 de agosto — Foto:Reprodução

O presidente Michel Temer convidou ministros e autoridades para uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira (15) intitulada “Maio/2016-Maio/2018: o Brasil voltou”. O propósito é fazer um balanço dos dois anos do atual governo.

Segundo o Blog de Andrea Sadi, o convite distribuído pelo cerimonial da Presidência continha o slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2”, bordão inspirado no ex-presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela construção de Brasília, que apresentou na década de 1950 o lema “50 anos em 5”. 

Os marqueteiros do governo, ainda que sem intenção, tentaram construir um slogan de comemoração dos dois anos de Temer à frente do Planalto, mas embora ortograficamente correto, o slogan de Temer gerou duplo sentido pela proximidade entre “voltou” e “20 anos” – a vírgula que os separa denota que o país evoluiu 20 anos, mas, frente à impopularidade do governo, muitos leitores relevam a sutileza. O texto é assinado por Pompeu Andreucci Neto, chefe do cerimonial de Temer.

Reeleito vice-presidente da República em 2014, Temer tomou posse como presidente em exercício em 12 de maio de 2016, assumindo a Presidência efetivamente em 31 de agosto daquele ano.

Ele chegou ao poder porque o Senado aprovou o impeachment de Dilma Rousseff.

Nesses dois anos, Temer passou a liderar um governo que ostenta a queda da inflação e a redução da taxa de juros, mas que tenta lidar com o aumento no número de desempregados e com os altos índices de rejeição.

Hoje, o governo é alvo de denúncias da Procuradoria Geral da República (PGR), está envolvido em crises políticas e no foco de investigações criminais.

A cerimônia desta terça está prevista para as 15h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O espaço é utilizado pelo presidente da República nas recepções de chefes de Estado e nas posses de ministros.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

TRE-PB aprova voto de aplauso ao desembargador Aluízio Bezerra Filho

2

Política

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro após elogios a Tarcísio e a Caiado

3

Política

Perse: Senado vota hoje teto de R$ 15 bilhões de incentivo ao setor de eventos

4

Política

Câmara de Cajazeiras vai pedir ao TCE e ao Ministério Público para investigar Socorro Delfino por acumulação de cargos e salários ilegais

5

Política

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João