Entrada gratuita

Artista plástico João Nicodemos volta a expor ‘Rabecas’ na Estação das Artes

A exposição “Rabecas” é composta por 25 imagens em vários tamanhos. Nela, João Nicodemos apresenta desde a primeira Rabeca (instrumento musical) até a mais recente

Artista plástico João Nicodemos volta a expor ‘Rabecas’ na Estação das Artes

A exposição “Rabecas” é composta por 25 imagens em vários tamanhos — Foto:Reprodução

O artista plástico João Nicodemos volta a expor “Rabecas” desta vez na Estação das Artes, prédio do lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A abertura será nesta sexta-feira (23), no primeiro pavimento do prédio e ficará no local até o dia 22 de abril, com horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição “Rabecas” é composta por 25 imagens em vários tamanhos. Nela, João Nicodemos apresenta desde a primeira Rabeca (instrumento musical) até a mais recente. Ele atribuiu ao instrumento classificações que podem ser vistas na exposição, a exemplo da rabeca de gamela, rabeca de cocho, rabeca de cinta cortada e de cinta dobrada.

Os modelos das rabecas, segundo ele, são exclusivos. Foram construídas em madeiras de lei e outras madeiras brasileiras, sempre seguindo a ideia de sustentabilidade como prática da reutilização, que de acordo com ele, são exemplares únicos, não havendo cópias.

As fotografias são desde o período bruto da madeira, em fase de construção e o instrumento pronto para uso, que nos dão a medida exata de como a estética vai sendo construída. Individualmente ou em conjunto, as imagens nos revelam, por meio das linhas, cores e formas que revelam o prazer do artista pela arte da luteria.

Sobre o artista – João Nicodemos é pesquisador, etnomusicólogo, luthier e rabequeiro cearense. Desenvolve modelos e formatos exclusivos para artistas. Possui graduação em licenciatura em educação física, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007) e graduação em curso superior de tecnologia em desporto e lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceara (2005). Atua como etnomusicólogo, luthier e músico. Tem formação musical iniciada no centro artístico e musical de Bauru (SP), com Paulo Villaça, Edson Lallo, tendo sequência em cursos com diversos professores como Demétrio Silva, Roberto Sion, entre outros. Experiência como músico em regional de choro e diversas formações de música popular. Mestre em música, na área de etnomusicologia.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Quadrilhas juninas se apresentam no Valentina e em Mangabeira neste final de semana no projeto Pré-Junino

2

Cultura

Trio de forró pé de serra anima Centro de João Pessoa hoje; veja local da apresentação

3

Cultura

Turistas terão entrada exclusiva, pelo Parque Evaldo Cruz, durante o São João de Campina Grande

4

Cultura

Serra Branca gasta R$ 590 mil com cachês para shows no mês de junho

5

Cultura

Ivete Sangalo cancela turnê ‘A Festa’ que teria shows em João Pessoa e outras capitais