Educação em risco

Ministério Público de Contas move ação contra prefeito de Sumé por fechamento de escolas

Órgão requer, ainda, que caso seja analisado com urgência para que as unidades voltem a funcionar e as aulas voltem a acontecer

Ministério Público de Contas move ação contra prefeito de Sumé por fechamento de escolas

Escolas poderão ser reabertas, dependendo da decisão do TCE — Foto:Arquivo

O fechamento de escolas localizadas na zona rural de Sumé, no Cariri Paraibano, chamou a atenção do Ministério Público de Contas (MPC) que ingressou com uma representação perante o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE)pedindo explicações da gestão municipal.

Na representação, o Ministério Público de Contas afirma que a conduta da gestão municipal de fechar as escolas municipais Rodolfo Santa Cruz, Marcolina de Freitas Barros e Senador Paulo Guerra (assentamento Mandacaru), todas da zona rural, não obedeceu aos requisitos legais aplicáveis, além de não ter levado em consideração os interesses da população afetada.

A medida adotada pelo MPC foi motivada após provocação do Ministério Público Federal, que apurou os fatos em procedimento próprio e encaminhou a documentação pertinente ao Parquet de Contas, reafirmando a cooperação entre os órgãos.

O MPC requereu urgência na análise da representação, com o objetivo de, o mais breve possível, restabelecer das atividades escolares nas comunidades afetadas. O Processo está sob a Relatoria do Conselheiro Arnóbio Alves Viana.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

2

Educação

Reta final do CNU: Saiba aumentar as chances de aprovação com dicas de especialista

3

Educação

Plano de Cargos e Carreira dos profissionais da educação da Paraíba é aprovado na Assembleia Legislativa

4

Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

5

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio