O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está realizando preparativos para a implantação do sistema INSS Digital, projeto que estabelece novos fluxos de atendimento para facilitar a vida do segurado e suprir necessidades por falta de agências físicas.
O sistema, que está sendo testado desde o início do ano em Mossoró – RN, combina aspectos presenciais e remotos.
Os gestores do INSS se reúnem nesta quinta-feira (5) com presidentes e representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Souza, São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro e Princesa Isabel, bem como representantes da Federação dos Trabalhadores da Paraíba, para apresentar o sistema.
Meu INSS – O Meu INSS (meu.inss.gov.br) é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela Internet. Por meio do portal é possível a emissão de extratos e consultas e, desde seu lançamento no início do ano, quase um milhão de usuários já validaram senha de acesso para a central.
O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29.
Na ferramenta, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial.
Para o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário. Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar no 135.
Aplicativo – O INSS também disponibilizou na Play Store, para celulares Android, o aplicativo do Meu INSS, oferecendo todos os serviços do site meu.inss.gov.br. O aplicativo deve receber uma versão para dispositivos iOS em breve.
Apenas o Meu INSS – e o e-Recursos – são oficiais.
Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]