guerra na justiça

Google ganha ação contra Xuxa no STJ sobre pedofilia e fotos sensuais

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu a favor do Google no caso contra a apresentadora Xuxa Meneghel, que pediu a remoção da busca de conteúdos relaciona

Google ganha ação contra Xuxa no STJ sobre pedofilia e fotos sensuais

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu a favor do Google no caso contra a apresentadora Xuxa Meneghel, que pediu a remoção da busca de conteúdos relacionados a fotos sensuais que já fez e ao filme em que protagoniza uma cena erótica com um adolescente.

Segundo Fabiana Siviero, diretora jurídica do Google, nesta terça-feira o STJ derrubou a liminar que Xuxa tinha conseguido no começo do caso, em 2010, no Rio de Janeiro.

Segundo ela, a ação, bem genérica, foi concedida por um juiz e ordenava a remoção de “todos os resultados” que constassem com os termos “xuxa pedofilia”, “xuxa meneghel” ou qualquer coisa similar – como pornografia, etc.

Fabiana explicou o argumento do Google, dizendo que não adianta tirar os resultados se o conteúdo em questão (que está em blogs, sites e coisas do tipo) continuar na internet. “Há outros mecanismos de busca”, explica.

– O Google é só um mecanismo de busca. É um GPS, uma ferramenta que ajuda a localizar o conteúdo na internet. Ele não é a internet, não é dono da internet, ele é uma janela. Limitar os resultados é acabar com a eficiência da ferramenta.

Com isso, cai também a multa que ela pedia pela exposição do conteúdo, e o Google não vai ter que pagar nada.

– A decisão mostra uma maturidade que vai se formando nos tribunais sobre a internet.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Tribunal de Justiça abre inscrições para escolher jurista que irá recompor lista tríplice do TRE-PB

2

Cotidiano

“Nada muda”: mesmo com decisão de inelegibilidade, Vitor Hugo garante que será candidato a deputado em 2026

3

Cotidiano

Pagamento do Pasep 2025 será automático para servidores estaduais e começa dia 15 de outubro

4

Cotidiano

Prefeitura de Nova Floresta lança licitação de mais de R$ 1,3 milhão para comprar equipamentos de informática

5

Cotidiano

TCE-PB intima prefeito São João do Rio do Peixe a provar execução de obras de reforma de mais de R$ 1,2 milhão em escola