Saúde

Amortecedor vencido: inimigo da coluna vertebral

Amortecedor vencido: inimigo da coluna vertebral Cássio Especialista alerta que o excesso de vibrações incorre em danos à saúde

Ortopedia

Amortecedor vencido: inimigo da coluna vertebral Cássio Especialista alerta que o excesso de vibrações incorre em danos à saúde

Dificilmente alguém poderia imaginar que amortecedores vencidos podem — além de prejudicar o bom desempenho do veículo e dar prejuízos financeiros — trazer sérios danos à saúde do motorista. A constatação é do engenheiro de Segurança e Saúde no trabalho, Antonio Carlos Vendrame, considerado uma autoridade no Brasil quando o assunto é vibração ocupacional.

As vibrações produzidas por um carro, especialmente aquelas transmitidas pelo assento, afetam, segundo o engenheiro, diretamente a coluna vertebral de seu ocupante. “As patologias da coluna vertebral podem aparecer em razão da intensidade da vibração produzida e do tempo de exposição aos efeitos do agente”, explica Vendrame, que realiza diversos trabalhos de avaliações de vibrações em veículos, máquinas, equipamentos e até em aviões.

Vendrame cita ainda que há também outros efeitos. “Não podemos nos esquecer das vibrações de corpo inteiro, que afetam os trabalhadores que fazem da condução de veículos sua ocupação. Neste caso, as patologias podem incluir fadiga, insônia, dores de cabeça, náuseas, perda do equilíbrio, hérnia de disco e distúrbios gastrintestinais.”

O amortecedor é o dispositivo existente nos veículos com finalidade de reduzir justamente os efeitos das vibrações, prolongando o tempo de vida útil do veículo (suspensão e pneus) e tornando o ato de dirigir mais confortável.

No entanto, os usuários não têm por hábito substituir periodicamente este equipamento (o indicado é a cada 40 mil quilômetros), quando então o amortecedor passa a não ter qualquer efeito contra as vibrações, tornando-se um acessório nulo que não produz quaisquer resultados para os quais foi concebido.

Para confirmar a intensidade da vibração, Vendrame utiliza um instrumento recentemente importado dos Estados Unidos, que realiza a avaliação das vibrações, segundo as normas exigidas pela ISO 2631 e 5349.

Fonte: Jornal Vale Paraibano

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Vacinação contra gripe é ampliada para toda população até julho na Paraíba

2

Saúde

Uso de telas em excesso pode causar miopia em crianças, alerta oftalmologista Amanda Gadelha: “vai aumentar o grau”

3

Saúde

Oftalmologista Amanda Gadelha recomenda periodicidade ideal para renovar exame de vista

4

Saúde

Oftalmologista Amanda Gadelha alerta para perigos do açúcar e excesso de telas e aconselha para prevenção da saúde dos olhos

5

Saúde

Quase 50 pessoas ficam feridas por queimaduras durante São João em Campina Grande e João Pessoa