Confira

Igreja católica inicia celebração do tríduo pascoal; veja programação em João Pessoa

Todos componentes do clero paraibano participam da cerimônia religiosa, presidida por Dom Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba.

Igreja católica inicia celebração do tríduo pascoal; veja programação em João Pessoa

Às 17h, na Catedral, será realizada a "missa do lava-pés". — Foto:Reprodução

A igreja católica inicia na manhã desta quinta-feira (06) o tríduo pascoal. Conforme apurou o ClickPB, em João Pessoa a programação na catedral Basílica Nossa Senhora das Neves tem início daqui a pouco às 9h, com a Missa dos Santos Óleos. Todos componentes do clero paraibano participam da cerimônia religiosa, presidida por Dom Delson, arcebispo metropolitano da Paraíba. 

De acordo com a Arquidiocese, todos os anos na quinta-feira santa as dioceses se reúnem nas catedrais para celebrar a chamada “Missa do Crisma”. Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’. Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

Às 17h, na Catedral, será realizada a “missa do lava-pés”, que é quando a igreja dá início ao tríduo pascal e comemora a última ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus o seu corpo e sangue sob as espécies do pão e do vinho e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos sucessores. Segundo a igreja, nesta missa se faz a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. 

É durante esta celebração que ocorre a chamada cerimônia do “lava-pés” que lembra o gesto de Jesus na última ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. 

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Morre ‘Pai Vicente Mariano’, um dos mais antigos representantes do Candomblé na Paraíba

2

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

3

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

4

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

5

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação