Política

Prefeito conservador de Madri celebra primeiro casamento gay

None

O prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, membro do Partido Popular (PP, direita conservadora, oposição), contrário ao casamento gay, vai oficializar pela primeira vez no sábado o casamento de dois homossexuais, incluindo um militante do PP.

O PP apresentou um recurso ante o Conselho Constitucional contra a lei que autoriza na Espanha o casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovada em 2005 pelo governo socialista de José Luis Rodriguez Zapatero.

A lei existe e deve ser cumprida, afirmou Ruiz-Gallardón depois de anunciado o casamento entre Javier Gómez, militante homossexual do PP, e um funcionário da prefeitura madrilena.

Mais de 4.500 casais homossexuais, 80% dos quais homens, se uniram em matrimônio na Espanha desde a entrada em vigor da lei.

Ruiz-Gallardon é considerado um centrista pertencente ao setor moderado do PP. O jornal El País informou que o partido conservador recomendou que seus membros não compareçam ao casamento neste sábado.


AFP

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Câmara dos Deputados derruba MP do IOF e texto perde eficácia; veja como votaram os paraibanos

2

Política

Em cima do muro: filiados do PSB em João Pessoa se ‘seguram’ em cargos, mesmo após João Azevêdo cobrar unidade no PSB, e adiam escolha entre Cícero e Lucas

3

Política

União Brasil e PP afastam os ministros Fufuca e Sabino após contrariarem orientação para deixar cargos no Governo Lula

4

Política

Lula exonera ministros Fufuca, Sabino e Costa Filho para garantir votos favoráveis do ‘Centrão’ em MP do IOF

5

Política

Após encontro com Baleia Rossi, Wellington Roberto diz estar pronto para deixar PL e ingressar no MDB