Culinária

Baba de moça, confira o sabor dessa delícia brasileira

Os ovos moles de Aveiro chegaram à Colônia e foram logo ganhando a adição do leite de coco... Será essa a origem da baba de moça? Quem vai negar? Comprove o sab

Ingredientes20 gemas
1 1/2 vidro /300 ml de leite de coco
1/2 kg de açúcar
500 ml de água
Modo de Preparo1. Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez. Antes de adicionar a gema à tigela maior, onde o doce será preparado, verifique se o ovo está estragado. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras.

2. Passe as gemas por uma peneira, colocando uma tigela por baixo, para que as gemas quebradas caiam nesse recipiente. Com o auxílio de uma colher, rompa a película das gemas para que apenas o líquido passe pela peneira. A película das gemas deve ficar na peneira e ser descartada.

3. Numa panela, junte o açúcar, a água e leve ao fogo alto, sem mexer, por cerca de 15 minutos ou até a calda ficar em ponto de fio. Para saber o ponto correto, mexa a calda delicadamente com uma colher e levante a mesma. Se formar um fio fino, está pronta. Neste ponto, desligue o fogo e acrescente o leite de coco. Misture bem.

4. Junte as gemas à calda e misture bem.

5. Prepare o banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Quando estiver quente, encaixe a panela com a mistura de gemas sobre a panela com a água e deixe cozinhar por 1 hora. A água fervente não deve encostar no fundo da panela com o creme de gemas, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Mexa de vez em quando. Se a água do banho-maria estiver secando, acrescente mais água.

6. Depois de 1 hora, a baba de moça estará consistente. Desligue o fogo, transfira o doce para uma compoteira e deixe esfriar.

Terra

COMPARTILHE

Bombando em Culinária

1

Culinária

Lei institui Rubacão como Patrimônio Cultural Gastronômico de João Pessoa

2

Culinária

Quilo da picanha bovina chega a custar mais de R$ 100 em João Pessoa, aponta pesquisa

3

Culinária

Casal de João Pessoa ganha etapa Nordeste de empreendedorismo e concorre a prêmio nacional

4

Culinária

João Pessoa terá primeiro Restaurante Popular Universitário e vai atender estudantes da rede pública e privada

5

Culinária

‘Piroka do amor’: doceria lança ‘versão inusitada’ do morango do amor no Nordeste