Paraíba

Empreender-JP libera 270 novos emprestimos nesta quinta

O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) vai liberar, nesta quinta-feira (12), cerca de 270 novos financiamentos para empreendedores

O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) vai liberar, nesta quinta-feira (12), cerca de 270 novos financiamentos para empreendedores de João Pessoa. Devem ser assinados contratos que somados superam os R$ 300 mil. A primeira solenidade de liberação dos empréstimos, este ano, vai acontecer na nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), na Rua Cardoso Vieira, 85, antiga sede da Prefeitura da Capital (PMJP), a partir das 16h, e contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Na opinião do secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes, este será um ano bastante positivo para o programa de crédito orientado do Governo Municipal. "O Empreender-JP ganhou reconhecimento nacional e hoje é o melhor programa de crédito do Brasil", festeja. "Além disso, estamos nos tornando referência para outros municípios brasileiros", acrescenta.

Recife – No início deste mês, representantes da Prefeitura do Recife estiveram em João Pessoa para conhecer de perto Empreender-JP e a partir daí viabilizar a implantação de um projeto semelhante na capital pernambucana.

A opção pelo programa foi feita após uma pesquisa encomendada pela Prefeitura do Recife que apontou o projeto criado pelo Governo Municipal de João Pessoa como sendo a melhor alternativa para a geração de emprego e renda. O estudo registrou a viabilidade e a eficácia do programa em atender as necessidades básicas dos pequenos empreendedores.

Inclusão social – Os números alcançados refletem isso. Afinal foram liberados mais de R$ 3,7 milhões em financiamentos que fomentaram 2,2 mil pequenos negócios na cidade. Dinheiro suficiente para incluir na economia ativa da Capital mais de seis mil pessoas que estavam distantes das linhas de crédito tradicionais.

Mas o Empreender-JP está atraindo a atenção do País por se tratar de um programa de inclusão social que trabalha com o crédito orientado. "Nós não damos o peixe, ensinamos as pessoas a pescar", diz Raimundo Nunes. Para ele, o programa ajuda pessoas que precisam de apoio para crescer como empresários. "Não liberamos financiamentos apenas, nós preparamos essas pessoas para a vida empresarial", ressalta.

Treinamento – O secretário se refere ao programa de capacitação empresarial promovido gratuitamente para os inscritos no Empreender-JP. Antes de ter acesso ao financiamento, os futuros empreendedores participam do curso de capacitação com duração de 18 horas. Eles também participam de palestras empresariais sobre gestão de negócio, processo produtivo e marketing.

Os inscritos também recebem ajuda de técnicos da Sedesp para a elaboração de um plano de negócios, que é avaliado pelo Comitê Gestor do Fundo Empreender. "Além disso, todos assinam um contrato de mútuo individual e os nomes de todas as pessoas aprovadas pelo Fundo Empreender para receber financiamentos são publicados no Semanário Oficial do Município", esclarece Fábio Jorge Queiroz, diretor de Fomento à Produção e aos Pequenos Negócios. Mais informações pelo telefone (83) 3241-1010.

Após a liberação do dinheiro, o beneficiário recebe acompanhamento de técnicos que auxiliam nos primeiros anos da empresa, orientando para melhoria e modernização da atividade. 

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prouni 2025.2: inscrições terminam hoje; Paraíba tem 3,2 mil bolsas

2

Paraíba

Vigilante é assassinado a tiros na madrugada em João Pessoa

3

Paraíba

Vila Olímpica: terminam hoje matrículas para aulas em 28 modalidades; saiba como se inscrever

4

Paraíba

Morre homem baleado em ataque a tiros em Intermares; um ferido teve alta e outro segue internado

5

Paraíba

Homem é preso acusado de envolvimento em assalto a mercadinho em Esperança