Eleições 2020

Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo

Neste domingo (29), acontece o segundo turno das eleições municipais em 57 cidades do país, incluindo João Pessoa.

Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo

Os eleitores que não votaram no primeiro turno, têm até 60 dias após o pleito para justificar. — Foto:Reprodução

O eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo das eleições municipais 2020. Neste domingo (29), acontece o segundo turno das eleições municipais em 57 cidades do país, incluindo João Pessoa. 

O TSE informou que cada turno é tratado na Justiça Eleitoral como uma eleição independente. Com isso, o eleitor que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.

No Brasil, o voto é obrigatório para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os de 16 e 17 anos.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno, têm até 60 dias após o pleito para justificar. O prazo acaba em 14 de janeiro de 2021.

Caso não justifique dentro do prazo, além de pagar uma multa de R$ 3,51, a pessoa fica impedida de: retirar documentos, como passaporte e RG; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e emprestar de bancos oficiais, entre outras consequências.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Vereador Milanez Neto diz que vai adotar postura de independência após rompimento com prefeito Cícero Lucena: “sem mágoas”

2

Eleições

“Meu voto é em João para o Senado”, diz Dinho antecipando torcida para Lucas Ribeiro assumir governo em 2026

3

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

4

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

5

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”