Oriente Médio

Família tenta sair com bebê brasileiro e outras quatro crianças da Faixa de Gaza

Família palestina tenta vistos para morar em Vila Velha, na Grande Vitória. Bebê de cerca de nove meses nasceu no Brasil em 2022.

Família tenta sair com bebê brasileiro e outras quatro crianças da Faixa de Gaza

Fumaça vista após ataque de Israel à cidade de Gaza, na Faixa de Gaza, em 6 de novembro de 2023 — Foto:Reprodução

Uma família de palestinos, que saiu do Oriente Médio e foi para Vila Velha, na Grande Vitória, há cerca de um ano vive o drama de tentar trazer de volta para o Brasil um bebê de cerca de nove meses, nascido no Espírito Santo, e outras quatro crianças com idades de até 11 anos que nasceram no Oriente Médio.

    Há alguns meses, o marido, comerciante, a esposa e os filhos viajaram para o Oriente Médio com o objetivo de obterem os vistos brasileiros para morar definitivamente no Brasil, porém, enquanto esbarravam em trâmites legais o homem precisou voltar para o país a negócios.

    Pouco tempo depois o conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel começou, o que dificultou ainda mais o retorno da família ao Brasil.

    O líder da mesquita de Vitória e amigo da família, sheikh Mohammed Barakat, disse que a família, que prefere não ser identificada, não está na lista de brasileiros autorizados a deixarem Gaza e encontram-se atualmente na lista de espera.

    Segundo Barakat, o comerciante e a esposa conversam constantemente em meio a angústia por ela e os filhos estarem na zona de guerra e esperam que em breve eles consigam retornar ao Brasil com a devida documentação.

    Nesta sexta-feira (10), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil continua em contato constante com as autoridades envolvidas no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no Oriente Médio, para viabilizar a saída do grupo de 34 brasileiros da Faixa de Gaza.

    Nesta sexta, o grupo de brasileiros chegou a se deslocar para o posto de passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Essa é a única fronteira terrestre de Gaza que não leva a Israel.

    Duas ambulâncias passaram pelo posto de controle, mas a via foi fechada sem que os estrangeiros na lista autorizada (incluindo os brasileiros e palestinos parentes de brasileiros) pudessem chegar a solo egípcio.

    Com isso, o grupo teve de retornar aos alojamentos nas cidades de Khan Younis e Rafah, ambas na região sul de Gaza e próximos do ponto de controle na fronteira.

    COMPARTILHE

    Bombando em Mundo

    1

    Mundo

    Corpo de Juliana Marins é velado com cerimônia aberta ao público em Niterói

    2

    Mundo

    Autópsia é concluída e corpo de Juliana Marins será liberado para família

    3

    Mundo

    Pai pula de navio da Disney para salvar filha de 4 anos que caiu no mar

    4

    Mundo

    Família de Juliana Marins reclama de descaso de aérea no traslado

    5

    Mundo

    Israel ordena evacuação no norte de Gaza e promete ofensiva maior